MAIS LIDAS
VER TODOS

SISTEMA CARCERÁRIO

Soltura de André do Rap pode beneficiar 231 mil presos

A decisão fundamentada no artigo do pacote anticrime que determinou a soltura de André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap -  apontado como um dos chefes da facção criminosa que atua dentro e fora de presídios brasileiros - pode beneficiar  231 m

Da Redação

·
Soltura de André do Rap pode beneficiar 231 mil presos
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.10.2020, 10:36:54 Editado em 13.10.2020, 10:43:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A decisão fundamentada no artigo do pacote anticrime que determinou a soltura de André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap - apontado como um dos chefes da facção criminosa que atua dentro e fora de presídios brasileiros - pode beneficiar 231 mil presos que estão sob o mesmo regime de obrigatoriedade da avaliação da prisão em 90 dias. Esse dado é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

continua após publicidade

Segundo o CNJ, 30% dos presidiários no país — cerca de 770 mil no total — se encontram nessa situação, ou seja, estão presos preventivamente. O comparsa de André do Rap, Gilcimar de Abreu (o Poocker), condenado no mesmo processo que o suposto chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC) – uma das facções mais perigosas do Brasil –, aproveitou a brecha para pedir liberdade à Justiça.

CONSIDERADO FORAGIDO

continua após publicidade

No sábado (10/10), o ministro Marco Aurélio determinou a soltura de André do Rap citando o pacote anticrime. Pouco tempo depois, o presidente da Corte, Luiz Fux, derrubou a liminar.

Na decisão, Fux determinou o “imediato” retorno de André do Rap à prisão. Contudo, como a medida de Marco Aurélio foi tomada pela manhã, o preso já havia deixado o sistema prisional, uma vez que, até aquele momento, para todos os efeitos, ele era um homem livre. Agora, é considerado foragido.

PACOTE ANTICRIME

continua após publicidade

O pacote anticrime, formulado pelo então ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro foi sancionado, com vetos, no final de 2019. De acordo com o dispositivo, a prisão preventiva deve ser fundamentada a cada 90 dias. A justificativa é o caráter excepcional, visto que ainda cabem recursos ao preso. Caso não seja feita a reavaliação, o encarceramento passa a ser considerado ilegal, segundo a lei.

Conforme especialistas, essa medida trazida pelo pacote anticrime tem a finalidade de evitar que a prisão preventiva tenha caráter de cumprimento de pena. Mesmo que os 231 mil presos possam ser beneficiados com a brecha, cada caso é analisado individualmente. Com isso, seria necessária uma jurisprudência do plenário do STF, com o intuito de uniformizar o entendimento.

(Com informações do Metrópoles)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Brasil

    Deixe seu comentário sobre: "Soltura de André do Rap pode beneficiar 231 mil presos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!