MAIS LIDAS
VER TODOS

EM APUCARANA

Veja como a Rua Ponta Grossa deve ficar após revitalização

Projeto vai transformar a Rua Ponta Grossa, ponto tradicional do comércio de Apucarana, em uma espécie de shopping a céu aberto

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.11.2022, 20:02:12 Editado em 30.11.2022, 14:47:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Identidade visual e conceitual vai transformar a Rua Ponta Grossa, ponto tradicional do comércio de Apucarana, em uma espécie de shopping a céu aberto com direito a nova iluminação rebaixada, floreiras e até bancos de descanso com direito a carregador de celular e wifi. Todos esses detalhes fazem parte do projeto de revitalização da rua, obra contemplada no “Programa de Revitalização de Espaços Comerciais”, que foi apresentado na noite desta terça-feira (29) em jantar no Country Club.

continua após publicidade

O projeto - finalizado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) - foi apresentado pelo prefeito Junior da Femac. Também participaram da solenidade o vice-governador e presidente da Fecomercio, Darci Piana e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes. Prefeitura, Fecomércio e Sebrae são entidades parceiras, junto com o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), representado pela empresário e presidente Aída Assunção.

 Este projeto é um grande avanço para esta área de comércio varejista de Apucarana
Foto por Reprodução
Este projeto é um grande avanço para esta área de comércio varejista de Apucarana

O projeto envolve ainda remodelação das fachadas, que ficam mais vistosas, melhoria no trânsito e calçadas e será desenvolvido no espaço compreendido entre as ruas Miguel Simeão e Galdino Gluck, onde estão instaladas cerca de 150 empresas.

continua após publicidade

De acordo com Junior da Femac, o programa é desenvolvido há 13 anos pelo Sebrae e a Fecomércio. “O programa foi paralisado em 2019 para a implantação de uma nova metodologia e atualização, reforçando o conceito de rua inteligente”, informa Junior da Femac.

O prefeito lembra que o Município já fez intervenções em outras vias, como na Rua Oswaldo Cruz, que ao longo do tempo naturalmente se transformou numa via gastronômica. “Instalamos ao longo da via 194 postes republicanos, o que garantiu uma iluminação diferenciada e um novo impacto visual”, exemplifica.

O ponto inicial do processo de revitalização foi a elaboração de um diagnóstico pelo Sebrae, que norteou o projeto a ser executado. O estudo apresenta um indicativo de ações, tais como melhorias nas calçadas, iluminação, mobiliário urbano, sinalização, identidade visual e melhorias nas fachadas. O programa tem um investimento previsto de R$ 2,3 milhões. A proposta é iniciar as melhorias e ajustes no início de 2023.

 Segundo Junior da Femac, os empresários e os trabalhadores serão capacitados e, na sequência, irão acontecer as adequações e melhorias planejadas
Foto por Reprodução
Segundo Junior da Femac, os empresários e os trabalhadores serão capacitados e, na sequência, irão acontecer as adequações e melhorias planejadas
continua após publicidade

O presidente da Fecomércio, Darci Piana, destaca as parcerias que viabilizam o projeto.

"A Prefeitura de Apucarana abraçou esse projeto desde o início. A Rua Ponta Grossa é uma rua que vem desde a formação da cidade e que ficou antiquada, envelheceu, por isso será revitaliza"

- Darci Piana, vice-governador e presidente da Fecomercio
Ele destaca, entretanto, que a melhoria não é apenas física. Sebrae e Senac, que é braço da Fecomércio, vão atuar na capacitação e treinamento de empresários e também vendedores. "Não é apenas uma melhoria da rua, mas de gestão, de melhoria de atendimento, de novas formas de levar o negócio", comenta.

A empresária Aída Assunção complementa que o programa envolve também uma identificação dos empresários com proposta. Por isso a importância da realização da apresentação do projeto. “Além de informar, a finalidade em promover esse encontro é envolver os comerciantes nesse projeto, porque são eles os grandes responsáveis, ao final das contas, em dar vida a essa proposta”, ressalta Aída

continua após publicidade

Confira a entrevista:

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Veja como a Rua Ponta Grossa deve ficar após revitalização"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!