MAIS LIDAS
VER TODOS

turismo

Trabalho acadêmico cataloga potencial turístico em Apucarana

Alunos da Unespar estão entrando em contato com comerciantes visando atualização do inventário turístico do município

Da Redação

·
Trabalho acadêmico cataloga potencial turístico em Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2021, 17:45:08 Editado em 26.10.2021, 17:45:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Acadêmicos do terceiro ano do curso de Turismo e Negócios do campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea) desenvolvem há cerca de 30 dias levantamento das potencialidades turísticas do município. Tecnicamente chamado de inventário turístico, o trabalho acadêmico é realizado em parceria com a Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur) e consiste na aplicação de questionário.

continua após publicidade

Devido à pandemia, o contato tem sido feito através de ligações telefônicas. “Trata-se de um questionário básico, visando coleta de informações sobre o estabelecimento, que vão compor um mapeamento do que a cidade tem a oferecer no setor turístico, com destaque aos meios de hospedagem, alimentação, agenciamento e meios de transporte”, argumenta professora Maria Agar Borba, secretária da Promatur.

Até o momento já foram catalogados comércios e empreendimentos afins. “Na aplicação do “Formulário A”, os acadêmicos da Unespar/Fecea relataram dificuldade no contato com alguns comerciantes que, ao não saberem da pesquisa, demonstraram receio em responder as perguntas”, revela Maria Agar.

continua após publicidade

O “Formulário B”, que começa a ser aplicado nesta semana e deve se estender até o final do ano, envolve o mapeamento dos meios de hospedagem, agências de viagens, equipamentos de lazer, eventos e transportes. “Nós próximos dias os acadêmicos vão entrar em contato com responsáveis por hotéis, pousadas, pesqueiros, bares, padarias, restaurantes, pesque-pagues, parques, boates, casas noturnas, clubes, empresas de transporte, entre outras atividades afins, por isso pedimos a essas pessoas que atendam aos acadêmicos. Trata-se de um trabalho sério e de grande importância que vai resultar em um documento técnico valioso para o desenvolvimento do setor no município”, diz a secretária Maria Agar.

Caso paire alguma dúvida, complementa ela, a pessoa pode confirmar identificação do acadêmico junto à Promatur ou à Unespar/Fecea. “Pela Unespar/Fecea, a responsável por coordenar as ações de elaboração do inventário é a professora Lorena Mancini. A atividade acontece dentro da matéria de Planejamento Turístico do Patrimônio Histórico”, esclarece a secretária da Promatur.

A última atualização do inventário turístico de Apucarana aconteceu em 2009. “Neste período, empreendimentos encerram suas atividades e muitos outros surgiram. Em especial a partir de 2013, com as gestões Beto Preto e Júnior da Femac, a cidade registrou um aquecimento no setor turístico com surgimento de novas agências de viagens, hotéis, restaurantes, cafeterias, entre outros negócios”, conclui Maria Agar Borba, secretária da Promatur.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Trabalho acadêmico cataloga potencial turístico em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!