MAIS LIDAS
VER TODOS

INOVAÇÃO

Projetos apucaranenses se classificam em programa nacional

Dois projetos foram desenvolvidos dentro da UTFPR e um no Conecta; confira quais são

Da Redação

·
O programa Centelha no Paraná é executada pela FAPPR
Icone Camera Foto por Divulgação
O programa Centelha no Paraná é executada pela FAPPR
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.03.2023, 14:26:19 Editado em 13.03.2023, 14:26:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ecossistema de inovação de Apucarana aprovou três projetos no programa Centelha, uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI.

continua após publicidade

Dois projetos foram desenvolvidos dentro da UTFPR e um no Conecta. O presidente da entidade e da ACIA, Wanderlei Faganello, explica que o Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Paraná. “Os projetos selecionados recebem desde capacitações até recursos financeiros. Ou seja, todo suporte para transformar suas ideias em negócios de sucesso”, ressalta o presidente do Conecta.

- LEIA MAIS: Atletas de Apucarana se destacam no Paranaense Sub-20 de Atletismo

continua após publicidade

O acadêmico Guilherme Andreoli Gil, aprovou o projeto de “Tecnologia de produção de microcápsulas para a liberação de ativos”. Já a acadêmica, Joziane Gimenes Meneguin, aprovou o trabalho de “Lodo Poroso: Tratamento inovador de resíduo Industrial”. O empresário Ruan Francisco Silva, classificou o estudo para realidade aumentada 4.0.

Segundo o professor Aloysio Gomes, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, esta ação contribui para a consolidação e fortalecimento da Incubadora e do ecossistema de Inovação de Apucarana e Vale do Ivaí. “Temos dois projetos aprovados a nível estadual. Isto corrobora com as atividades do CONECTA, reforçando a importância deste programa da ACIA para a cidade e região, bem como sua governança formada pelos parceiros: Prefeitura Municipal, SEBRAE, UTFPR, UNESPAR, FAP, Colégio Cerávolo, SENAI, SICOOB, e agora o NRE e a UFPR (Campus Jandaia do Sul)”, resume Aloysio.

“Estamos muito felizes com a aprovação dos três projetos. Mostrando que nosso ecossistema está produzindo trabalhos que estão sendo reconhecidos e em fase de incubação. Tanto que já subimos nossa classificação junto ao Sebrae, o que nos ajudará a conseguir mais recursos para outros trabalhos”, defende Faganello.

continua após publicidade

O Consultor do Sebrae, Tiago Cunha, é um dos avaliadores a nível nacional do programa. Ele ressalta a importância deste resultado para o ecossistema de Inovação de Apucarana. “São ideias com alto potencial e diferencial competitivo de mercado. Elas poderão contribuir muito com diversos setores. Seja com a indústria, o agro e o comércio. As ideias podem receber aporte financeiro de até 85 mil reais. Um incentivo para que os projetos ganhem força e se concretizem”, conclui Tiago.

O programa Centelha no Paraná é executada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FAPPR).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Projetos apucaranenses se classificam em programa nacional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!