Tribuna do Norte Online

Apucarana

Prefeito abre licitação para iluminação da entrada da cidade

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Prefeito abre licitação para iluminação da entrada da cidade
fonte: Prefeitura de Apucarana

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, autorizou nesta quinta-feira (08/04) a abertura de processo licitatório para a iluminação de uma das entradas da cidade, entre o Monumento do Boné e as proximidades da Facnopar. No trecho de mais de três quilômetros serão colocados 124 postes com iluminação LED de alta performance. O valor orçado para os serviços  e que vai compor o edital de licitação é de R$ 2,6 milhões.

continua após publicidade

O anúncio foi feito em ato que contou com a presença do engenheiro eletricista, Lafayete Luz, coordenador do grupo de trabalho da iluminação pública, e do secretário municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior. “O nosso planejamento prevê a integração das áreas urbanas, com obras de urbanização das quatro entradas, como de asfalto, ciclovia, calçamento e iluminação”, cita Junior da Femac.

O prefeito explica que a primeira entrada escolhida para iniciar o projeto de integração é o trecho de 3,4 quilômetros, entre o Monumento do Boné e o viaduto existente  no local até a divisa com o município de Arapongas. “Além de uma iluminação moderna e de alta performance no canteiro central da rodovia, vamos também implantar uma ciclovia e faremos ainda a complementação do asfalto da Avenida Zilda Seixas Amaral”, pontua Junior da Femac. 

continua após publicidade

O prefeito ressalta que a iluminação trará ganhos de segurança e mobilidade, além de estimular o desenvolvimento. “Nesta região da cidade já existe uma área industrial consolidada e a iluminação também permitirá novas possibilidades de trabalho para as empresas ali instaladas, com a abertura de turnos durante a noite se houver necessidade”, avalia Junior da Femac, lembrando que na sequência a prefeitura pretende levar o mesmo projeto para as outras três entradas da cidade.

O engenheiro eletricista Lafayete Luz, que está coordenando o grupo de trabalho, afirma que a iluminação abrangerá também todo o entorno do viaduto e as imediações do Monumento do Boné. “Essa iluminação será colocada no canteiro central, entre as duas vias da pista duplicada, e também vamos fazer o trevo de acesso, embaixo do viaduto, que é uma área bastante escura atualmente”, reitera. 

Lafayete ressalta que serão implantadas luminárias de LED de última geração. “Essas luminárias vão ter dentro delas para-raios em casos de descargas atmosféricas e também terão uma capacidade ampliada de iluminação, acompanhando os avanços da tecnologia LED”, frisa o engenheiro eletricista, acrescentando que o cabeamento será subterrâneo e envolvido em concreto para evitar furtos.