MAIS LIDAS
VER TODOS

QUALIDADE DE VIDA

Passeio na Serra de Apucarana marca nova etapa do Viver +80

Na programação alusiva ao “Mês da Mulher”, o “Tour Vivências” teve como atração central a Vinícola Casa Carnasciali

Da Redação

·
Passeio na Serra de Apucarana marca nova etapa do Viver +80
Icone Camera Foto por Prefeitura Municipal de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.03.2022, 17:39:59 Editado em 08.03.2022, 17:40:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta terça-feira (08), um grupo de apucaranenses da melhor idade participou de um roteiro de visitação na Serra de Apucarana, junto à PR-170, promovido pela Prefeitura de Apucarana.

continua após publicidade

Na programação alusiva ao “Mês da Mulher”, o “Tour Vivências” teve como atração central a Vinícola Casa Carnasciali. Com vinhedos próprios das variedades Chardonnay, Pinot Noir e Syrah, o empreendimento é pioneiro na produção de vinhos com uvas vitis viníferas no norte do Paraná e tem recebido visitantes de todo o país.

A atividade vivencial, relata o prefeito Júnior da Femac, é uma realização da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família e integra uma nova etapa do Projeto Viver +80, ação de governo com foco no atendimento integral da pessoa idosa. “O Tour Vivências é um projeto inovador que tem seu lançamento dentro do “Mês da Mulher”, e que será desenvolvido de forma permanente. Além de destinos turísticos como referência de visitação, a ideia é fomentar maior integração entre as mulheres idosas de Apucarana com foco no bem estar, saúde e qualidade de vida”, explica o prefeito.

continua após publicidade

Durante o “passear”, complementa a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, ocorre integração, intercâmbio pessoal e troca de vivências. “Com esta ação buscamos mostrar oportunidades de utilização saudável de tempo livre para a manutenção da saúde. A ideia é, gradativamente, ir ampliando o raio de ação, envolvendo todas as demais secretarias com seus respectivos serviços e potencial de atendimento”, diz Denise.

Durante o “passeio”, as participantes são convidadas a preencher um questionário que vai ajudar a administração municipal estabelecer um “perfil da mulher apucaranense”. “Esta atividade vivencial também servirá de fonte de estudo e informação para subsidiar novas políticas públicas. Através da estratégia de ação com o viés “passear”, pretendemos com esta pesquisa por amostragem também traçar um diagnóstico das várias inquietações de nossas mulheres idosas, coletando informações que vão nos auxiliar na elaboração de mais atividades que ofereçam uma vida mais feliz a todas as apucaranenses”, explica Denise, detalhando que entre os focos da pesquisa está a mensuração de como estão as relações familiares, atualizando índices relacionados à violência e violação de direitos da mulher idosa.

A partir da observação de grupo, em um primeiro momento a equipe técnica já pretende identificar necessidades, direcionando a mulher idosa para os serviços públicos disponíveis. “São recursos do município utilizados para o bem estar da mulher idosa”, conclui a secretária da Mulher, Denise Canesin. De acordo com ela, para esta primeira fase do projeto Vivência, dentro do “Viver +80”, a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família conta com apoio da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), através da cessão de um micro-ônibus e um motorista.

continua após publicidade

Além da Vinícola Casa Carnasciali, na Serra de Apucarana, o roteiro de visitação inclui o Parque Eco-reliogoso da Redenção, o Memorial Ucraniano, o Parque Municipal Jaboti, Parque Ecológico da Raposa e o Parque Ecológico Santo Expedito. “Este projeto terá sequência no decorrer do ano e gradativamente realizará ações necessárias conforme o diagnóstico de necessidades levantadas, que nos permitirá conhecer melhor as pessoas idosas que vivem em Apucarana”, reforça Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana.


Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Passeio na Serra de Apucarana marca nova etapa do Viver +80"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!