MAIS LIDAS
VER TODOS

Zoonose

Governo Estadual promove mutirão de castração em Apucarana

Uma unidade móvel veterinária do Programa de Castrações de Cães e Gatos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Governo do Paraná (SEDEST) está em Apucarana. Com apoio do Canil Municipal, que promoveu a seleção das famílias benefic

Da Redação

·
Governo Estadual promove mutirão de castração em Apucarana
Icone Camera Foto por da redação
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.10.2020, 18:15:37 Editado em 22.10.2020, 18:15:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma unidade móvel veterinária do Programa de Castrações de Cães e Gatos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Governo do Paraná (SEDEST) está em Apucarana. Com apoio do Canil Municipal, que promoveu a seleção das famílias beneficiadas, 277 animais entre cães e gatos estão sendo esterilizados entre esta quinta e sexta-feira (22 e 23/10), em uma base instalada no pátio da Escola Municipal Fernando José Acosta, no Residencial Sumatra II.

continua após publicidade

A iniciativa busca o controle populacional dos animais e a prevenção de zoonoses e é promovido através do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à SEDEST, em parceria com as prefeituras, que definem as famílias e o perfil dos animais a serem castrados. A meta, até o final do ano, é esterilizar cerca de 15 mil animais em diversos municípios paranaenses.

Segundo explica o coordenador do Canil Municipal, biólogo Luan Rafael da Silva Santos, em conjunto com a Secretaria Municipal da Assistência Social, os residenciais Jaçanã e parte do Sumatra II, na região leste de Apucarana, foram escolhidos para receber a etapa.

continua após publicidade

O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, diz que se trata de um importante programa criado no Governo Ratinho Junior, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. “É uma parceria do Governo Ratinho Junior e a prefeitura e, nesta etapa, realizada com a equipe do Canil Municipal, tivemos o apoio do deputado estadual Delegado Jacovós. O secretário Márcio Nunes me assegurou que outras etapas deste importante programa virão para Apucarana”, comenta Beto Preto.

O secretário municipal de saúde Roberto Kaneta lembra que o Canil de Apucarana é referência no Paraná e que nesta gestão ganhou um ambulatório com todos os equipamentos necessários para castrações. “Além dessa parceria de agora com o Governo do Estado, também já firmamos parceria com a Amuvi”, assinala Kaneta.

Segundo ele, o intuito é atender a toda cidade com iniciativas de controle de natalidade de animais. “A conscientização da população e a castração são meios eficazes de controlar a proliferação e evita o aumento do número de animais em situação de rua”, disse.

continua após publicidade

As cirurgias acontecem no interior do “castramóvel”, uma unidade totalmente equipada com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor Multiparamétrico, entre outros, o que garante um atendimento de qualidade. “Um programa de saúde do Governo do Paraná, de castração gratuita de cães e gatos que visa controlar a população de animais e, principalmente, chamar a atenção para este tema muito importante que é o cuidado com os pets. Uma parceria com as prefeituras, oferecida gratuitamente para a população para proteger nossos animais”, disse Márcio Nunes, secretário da SEDEST.

A moradora Maiara Arruda conseguiu castrar as três “filhas caninas”: Apolinha, Etiópia e Diana. “Foi muito bom, excelente. Ficar tendo filhotinho judia muito delas e agora, castradas, é uma segurança que a gente tem. Tomamos essa iniciativa de aproveitar o mutirão para o bem de todas. Assim não judia mais. Este “castra móvel” é uma importante iniciativa do Governo do Paraná”, disse a moradora, que parabenizou a organização do programa. “Desde o atendimento de cadastramento feito pelo canil, até o atendimento aqui no dia, só tem que agradecer e parabenizar pela organização”, concluiu Maiara.

Voluntária do canil e tutora de mais de 70 gatos, Ivone Brina Cyoia também foi atendida pela iniciativa. “São gatos ariscos, que foram resgatados, e hoje consegui castrar 18 gatas que estão livres de procriação. Estou muito satisfeita como atendimento”, disse a protetora.

continua após publicidade

Durante a ação em Apucarana, a SEDEST esteve representada pela assessora técnica, médica veterinária Girlene Jabob. “A castração de cães e gatos está inserida no escopo da Saúde Única, conceito que integra a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades. Os animais castrados também têm menos chances de desenvolver tumores mamários, câncer de próstata, de ovário e de útero”, assinalou Girlene.

Todos os animais atendidos são cadastrados no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia, no site www.pia.pr.gov.br, e já saem com um microchip. O aplicativo também permite a divulgação de pets desaparecidos e encontrados, para potencializar e agilizar a localização de animais domésticos que se perdem ou são retirados de seus tutores.

Com assessoria

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Governo Estadual promove mutirão de castração em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!