MAIS LIDAS
VER TODOS

ARTE

Encontro de grafiteiros terá 40 artistas de oito estados

O evento acontece neste sábado e domingo

Da Redação

·
Encontro de grafiteiros terá 40 artistas de oito estados
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.09.2021, 16:56:15 Editado em 17.09.2021, 16:56:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prédio do Centro de Artes e Esportes Unificados do Jardim América (Praça CEU) será a tela do 4º Encontro Nacional de Grafite – “Wall of Street 2021”. Uma realização da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) da Prefeitura de Apucarana, Zion Grafitti e Turboélice Publicidade e Design, o evento acontece neste sábado e domingo (18 e 19/09), sempre das 8 às 18 horas, e vai contar com a presença de 40 grafiteiros do Paraná, sendo seis artistas de Apucarana, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Amazonas, e do Chile.

continua após publicidade

O prefeito Júnior da Femac salienta que o grafite, ou grafitti, é uma das manifestações culturais de rua que mais cresce no mundo e está bastante presente em Apucarana. “Na edição anterior, em 2019, os artistas deram nova vida aos muros do Colégio Estadual Nilo Cairo. Desta vez será o prédio da Praça CEU, onde os participantes irão expressar a percepção de cada um sobre as relações entre as pessoas em tempos de pandemia. Para a prefeitura é uma satisfação ser apoiadora deste movimento cultural e um orgulho ter artistas da envergadura do Zion, que hoje possui reconhecimento nacional com obras em diversas cidades do país”, disse o prefeito.

Coordenador-geral do Wall of Street 2021, o grafiteiro apucaranense Márcio de Luchtenberg (Zion), destaca a escolha da Praça CEU. “É um ambiente construído com o intuito de promover a cultura e o social, então sem dúvidas vai ser um movimento muito legal. O grafite é uma arte que permanece além do dia do evento. No local fica um painel (pintura) para que a sociedade possa ir e fazer a leitura da obra. É isso que nos move. Promover inserção social através da cultura”, destaca o artista.

continua após publicidade

A discotecagem do evento estará a cargo do DJ Frá, de Londrina. “Importante dizer que trata-se de um evento sem fins lucrativos. Ninguém recebe nada. Todos esses artistas que estarão em Apucarana, dos oito estados e também do Chile, estão arcando com todas as suas despesas, assim como eu também faço quando vou há eventos fora de Apucarana. Tudo pela arte, pela missão de levar a cultura até as pessoas”, enfatiza Zion, enfatizando que o encontro conta patrocínio das empresas Manos Caps, Commanders Smart Wear, Classic Car, Zua, Ticantê, Suvinil, Coletudo, John Roger e Supercap. “Duas mil máscaras descartáveis de proteção com a logomarca do evento, patrocinadas pela empresa Lola, também serão distribuídas ao longo da programação”, cita o grafiteiro.

Em função das restrições sanitárias impostas pela pandemia, a organização do evento planejou a agenda de forma a evitar aglomerações. “É um evento ao ar livre, mas que naturalmente atrai o interesse de muitas pessoas. Por isto, diferente das demais edições, este está sendo executado por um grupo menor de artistas, sem aglomerações, com respeito ao distanciamento social exigido pelo momento”, relata Zion, frisando que mais de 100 grafiteiros manifestaram interesse em participar da iniciativa. A tecnologia também será parceria do evento. “Todos os artistas do Wall of Street 2021 vão realizar “lives” em suas redes sociais, para que o público possa acompanhar através da internet”, relata Zion. Postagens da programação também serão realizadas nas redes sociais oficiais do encontro: https://www.facebook.com/wallofstreetbr e https://www.instagram.com/wallofstreet2021/.

A secretária da Promatur, professora Maria Agar Borba, salienta que o grafite é uma arte urbana que embeleza a cidade. “O prefeito Júnior da Femac é um grande incentivador da cultura e muito nos honra organizar este evento de abrangência nacional e que vai reunir tantos talentos em Apucarana”, destaca a secretária. Segundo ela, os trabalhos que serão realizados no local vão integrar um roteiro cultural de promoção da arte junto à população e também de educação artística, junto a estudantes.


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Encontro de grafiteiros terá 40 artistas de oito estados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!