MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Campanha do Outubro Rosa promove comemoração de cidadania

Espaço das Feiras reúne poderes públicos municipais e entidades parceiras para celebrar campanha de conscientização da saúde da mulher

Da Redação

·
Campanha do Outubro Rosa promove comemoração de cidadania
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.11.2021, 21:32:07 Editado em 05.11.2021, 21:32:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O encerramento da campanha municipal do Outubro Rosa, de Apucarana, no Espaço das Feiras promoveu o encontro dos poderes executivo e legislativo, universidades, serviços gratuitos, orientação de saúde e de violência doméstica, música, gastronomia e artesanato. A Super Sexta Rosa foi uma ação de cidadania para marcar o sucesso do mês em que se realizaram 655 mamografias e 1779 exames preventivos de câncer de colo de útero nas UBSs da cidade.

continua após publicidade

Os números foram destacados pelo prefeito Junior da Femac na cerimônia que reuniu as secretarias municipais da Mulher e da Assistência Social, a Câmara dos Vereadores, a Procuradoria da Mulher da Câmara Legislativa e o Hospital da Providência, além de entidades parceiras. “Esse encontro mostra que em Apucarana cada ator, cada protagonista, realiza uma ação para melhorar a vida das pessoas. Em nossa cidade, todo mês é mês da mulher, todo dia, toda semana. Aqui dizemos não ao machismo, aqui cuidamos de nossas mulheres”, defendeu.

A secretária da Mulher Denise Canesin elogiou a união dos esforços de todos os envolvidos na campanha e disse que a mensagem mais importante do Outubro Rosa havia sido transmitida às mulheres da cidade. “Nós temos que cuidar de nós mesmas para podermos cuidar do outro. E estamos aqui para que as mulheres sejam valorizadas, protegidas e, essa palavra que nos é muito cara, empoderadas. É um prazer enorme fazer parte desse movimento e trabalhar no que a gente acredita. Quero parabenizar a todas e a todos que asseguraram essa campanha exitosa”, falou Denise. A secretária de Assistência Social Ana Paula Nazarko ressaltou a força feminina. “Esse encontro significa a cooperação e a valentia da mulher apucaranense no cenário pós-pandemia, vencendo as dificuldades e mostrando sua força e vigor.”

continua após publicidade

A vereadora Jossuela Pirelli, procuradora da Mulher da Câmara Municipal, disse que essa é a primeira ação pública da Procuradoria, mas que muitas outras estão a caminho. “A arrecadação dos lenços que foram doados às mulheres que fazem quimioterapia no Hospital da Providência é uma mostra de solidariedade, de cuidado de uma mulher com a outra. Nós tivemos o apoio de todos os vereadores nessa campanha. Em parceria com a Secretaria da Mulher, queremos que as apucaranenses saibam que têm, na Procuradoria, uma instância a mais para acolhê-las e orientá-las. Apucarana é uma das 25 cidades do Estado que dispõe da Procuradoria da Mulher. A ação de término do “Outubro Rosa” é a primeira de muitas que virão”, destacou Jossuela.

Encantada

Visitante, a professora Raisa Correia disse que a ação no Espaço das Feiras foi mais uma oportunidade de promover o comércio local. “O pequeno empreendedor, o artesão, tem aqui uma chance de mostrar seu produto. Com isso, permite a divulgação da produção local, faz circular o dinheiro na cidade”, explicou.

continua após publicidade

Tânia Terezinha Rissa, professora da Unespar, estava encantada com o Espaço das Feiras em sua primeira visita. “É maravilhoso. O espaço oferece uma oportunidade única de expor os produtos da economia solidária”, falou. A professora da UTFPR Márcia Cristina Alves destacou que era o primeiro encontro presencial que a universidade participava. “Em breve vamos retomar o projeto das incubadoras dos empreendimentos solidários”, avisou. Ambas as universidades são entidades de fomento e apoio à economia solidária.

A empreendedora solidária Patrícia Gaspar disse que a ação de encerramento do “Outubro Rosa” atendia a propósitos sociais e ao mesmo tempo era um estímulo ao comércio local. “É da maior importância chamar atenção para um problema social como é a saúde feminina e, ao mesmo tempo, promover um dia especial para nós, empreendedores”, afirmou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Campanha do Outubro Rosa promove comemoração de cidadania"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!