MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Associação prepara programação alusiva ao Dia da Síndrome de Down

A Associação Download de Síndrome de Down, em parceria com a Prefeitura de Apucarana, promoverá uma série de ações durante o mês de março para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down. A maior parte dos eventos será através de plataformas virtuais,

Da Redação

·
Associação prepara programação alusiva ao Dia da Síndrome de Down
Icone Camera Foto por Prefeitura
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.02.2021, 17:07:24 Editado em 24.02.2021, 17:08:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Associação Download de Síndrome de Down, em parceria com a Prefeitura de Apucarana, promoverá uma série de ações durante o mês de março para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down. A maior parte dos eventos será através de plataformas virtuais, como palestras, aula e encontro com professores, roda de conversa e reuniões. A programação abrange ainda a primeira CorridaDown virtual e o lançamento da lei municipal que obriga a comunicação imediata das crianças nascidas com a síndrome no município.

continua após publicidade

A programação foi apresentada nesta quarta-feira (24/02) pela diretoria da Associação ao prefeito Junior da Femac, que esteve acompanhado na reunião pela secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, e pelo vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Emídio Bachiega. Diversos membros da Associação Download de Síndrome de Down estiveram presentes, entre as quais a presidente, Flávia Sabóia, e a vice, Liana Lopes Bassi. Também esteve presente Ana Luiza Miquelão Canuto, que possui síndrome de down e ocupa a função de diretora social e cultural da associação.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março, mas os eventos vão ocorrer ao longo de todo o mês. O prefeito destaca que haverá uma palestra com a participação do presidente da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down (FEBASD), advogado Antônio Carlos Sestaro. “Será uma oportunidade para discutir a importância da transversalidade das políticas públicas para o atendimento das pessoas com síndrome de down, quando também será apresentado um perfil das famílias e das pessoas que possuem a síndrome de down”, afirma Junior da Femac.

continua após publicidade

O prefeito também ressalta que outra ação será o lançamento da lei municipal que obriga estabelecimentos de saúde e hospitais a comunicar imediatamente o nascimento da criança com a síndrome de down às associações e entidades que atuam com essa demanda no município.

Flávia Sabóia, presidente da “Download”, cita ainda que haverá ainda outras palestras através da ferramentea google meet, como “Vivendo, Brincando e Aprendendo”, com Luciene Gouveia, além da roda de conversa “Nada sobre nós sem nós”. “Está programada, também por plataformas virtuais, uma aula com estudantes de medicina da Unicesumar e um encontro com professores para debater o Atendimento Educacional Especializado”, completa Sabóia.

Outro ponto alto da programação será a realização da primeira CorriDown Virtual, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. “A intenção é mobilizar pessoas e grupos de corrida, bicicleta, academias e clubes de serviço para realizar caminhadas e exercícios. A pessoa poderá escolher em fazer 21 minutos de caminhada ou corrida ou percorrer 21 quilômetros de bicicleta, por exemplo, fazendo a atividade do seu jeito e do lugar aonde estiver”, explica Liana Bassi, vice-presidente da “Download”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Associação prepara programação alusiva ao Dia da Síndrome de Down"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!