Tribuna do Norte Online

Apucarana

Apucarana readequa 40 quilômetros de estradas rurais

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana readequa 40 quilômetros de estradas rurais
fonte: Reprodução

Responsável pela manutenção dos cerca de 600 quilômetros de estradas rurais do município, a Patrulha Rural Mecanizada da Secretaria de Serviços Públicos de Apucarana, promoveu a readequação de mais de 40 quilômetros somente nos três primeiros meses do ano. A informação foi revelada pelo prefeito Júnior da Femac nesta quarta-feira (07/04) durante vistoria dos trabalhos nas estradas do Cacique, também conhecida como Estrada do Bisca, na região do Distrito de Pirapó, e na do DER.

continua após publicidade

Acompanhado do vereador Francisley “Poim” e do diretor do Departamento Municipal de Estradas Rurais, Mauro Toshio Kitano, Júnior destacou que o trabalho de manutenção das estradas rurais é permanente. “Mantemos pelo menos duas equipes em atividade, realizando diariamente intervenções necessárias para garantir ao homem do campo vias em condições para o escoamento da produção”, relata o prefeito. A manutenção da estrada do Pirapó visa atender as necessidades dos produtores diante do eminente início da colheita do café. “O distrito é referência nacional da produção do grão”, lembra Júnior da Femac.

Os serviços na Estrada do Cacique devem ser finalizados até sexta-feira. “Estamos executando obras de limpeza de caixas de contensão das águas pluviais, construção de lombadas e cascalhamento”, informa Toshio, diretor da Secretaria de Serviços Públicos. Já na Estrada do DER, a prefeitura realiza manutenção geral em cerca de dois quilômetros, com limpeza de caixas e patrolamento.

continua após publicidade

Encerradas as duas frentes, o cronograma aponta a Estrada do Bilote como a próxima região a ser atendida. “Será mais um trecho que iremos realizar serviços de manutenção. A política de trabalho permanente da Patrulha Rural Mecanizada garante que hoje 90% dos cerca de 600 quilômetros de estradas rurais estejam em boas condições. Sempre que necessário, realizamos trabalhos pontuais ou em pequenos trechos”, frisa o prefeito Júnior da Femac. Segundo ele, são poucos os trechos que ainda necessitem de uma intervenção maior. “Os locais mais críticos também estão com execução agendada em nosso cronograma”, informa o prefeito, citando trechos das estradas da Santa Luzia e do KM 11,5 como exemplos.

Júnior lembra que o trabalho de manutenção das estradas rurais ganhou ainda mais qualidade com a chegada do rolo compactador de 13 toneladas. “O Município possuía um único equipamento, com 20 anos de uso. Máquina que já não tinha mais condições de operação. Fizemos esse esforço, investindo recursos próprios que vêm dos impostos pagos pelo povo de Apucarana e hoje contamos com um equipamento moderno, compatível com a grandeza e importância do setor agropecuário”, finalizou o prefeito. O investimento no rolo compactador foi ordem de R$404 mil.