MAIS LIDAS
VER TODOS

meio ambiente

Apucarana pede municipalização do licenciamento ambiental

Atualmente, as autorizações ambientais são concedidas pelo Instituto Água e Terra do Paraná (IAT).

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2021, 17:36:35 Editado em 05.10.2021, 17:36:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A pedido do prefeito Júnior da Femac, o secretário Municipal de Meio Ambiente de Apucarana, Gentil Pereira, e o superintendente municipal da pasta, Sérgio Bobig, estiveram nesta terça-feira (5), em Curitiba, tratando dos trâmites burocráticos visando a obtenção de autorização estadual para que a prefeitura possa emitir licenciamentos ambientais para empreendimentos de baixo impacto, como novos loteamentos e indústrias de pequeno e médio portes.

continua após publicidade

Na agenda mantida com o secretário Executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente, João Batista Campos, Gentil Pereira destacou a relevância do pleito. “A municipalização deste serviço vai acelerar o processo de licenciamento de empresas e de obras em Apucarana e isso é fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável do nosso município”, disse, repassando ao secretário executivo toda documentação relativa ao pedido de descentralização do licenciamento ambiental. “Esta causa, que em breve deveremos ter novidades positivas, é uma aspiração antiga do povo de Apucarana, uma batalha do prefeito Júnior da Femac e também do secretário de Estado da Saúde, Dr. Beto Preto”, frisou Gentil Pereira, secretário Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana.

Atualmente, as autorizações ambientais são concedidas pelo Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) – antigo IAP, que na região possui uma unidade em Londrina. A solicitação de municipalização dos serviços, onde a pessoa poderá obter licenciamento ambiental diretamente na Prefeitura de Apucarana, tramita junto ao IAT, em Curitiba, desde o final de 2019, mas o andamento do processo foi prejudicado com o advento da pandemia.

continua após publicidade

Júnior, que ao longo do dia cumpriu compromissos na cidade, assinala a importância da agenda do secretário Gentil Pereira na capital. “A municipalização irá se reverter em mais agilidade para o contribuinte. Uma vez obtendo esta outorga por parte do Governo do Paraná, sem dúvidas os processos de licenciamento ambiental de baixo impacto irão ganhar em celeridade, contribuindo para que, atendendo às normas ambientais, o empreendimento se estabeleça mais rápido na cidade, gerando emprego e renda”, disse o prefeito, esclarecendo que cidades como Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Guarapuava já municipalizaram o licenciamento ambiental de baixo impacto.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana pede municipalização do licenciamento ambiental"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!