MAIS LIDAS
VER TODOS

SÃO JOSÉ

Apucarana finaliza praça em homenagem aos Oblatos

A Prefeitura de Apucarana deve inaugurar nos próximos dias a revitalização da Praça Duque de Caxias, junto à Rua Padre Severino Cerutti, nas imediações do Colégio São José

Da Redação

·
Apucarana finaliza praça em homenagem aos Oblatos
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2022, 18:24:32 Editado em 06.05.2022, 18:24:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Apucarana deve inaugurar nos próximos dias a revitalização da Praça Duque de Caxias, junto à Rua Padre Severino Cerutti, nas imediações do Colégio São José. O local, que no ano passado teve suas dimensões remodeladas para resolver o conflito viário existente no local, está recebendo novamente todos os equipamentos típicos de um logradouro público e estruturado para receber monumentos em homenagem aos 100 da presença dos Oblatos de São José no Brasil, celebrados em 2019.

continua após publicidade

Segundo medição recente realizada pela Secretaria Municipal de Obras, a empreiteira licitada para o serviço já cumpriu 90% do cronograma e deve honrar todo o contrato dentro dos próximos dias, possibilitando ao município agendar a inauguração. “De todo o cronograma previsto, resta a ativação da iluminação pública, que deve acontecer ainda nesta sexta-feira, e a execução do paisagismo. O monumento já está pronto e deve ser instalado no local próximo da data da entrega oficial”, detalha Ângela Stoian Penharbel, secretária Municipal de Obras.

Em vistoria ao canteiro de obras, o prefeito Júnior da Femac verificou a execução dos serviços já concluídos: reforma das calçadas e construção de novos passeios, instalação de piso tátil, bancos e mesas de xadrez, caminho sensorial e lixeiras. “Está ficando um local realmente aprazível, digno de homenagem aos oblatos de São José, que são pessoas muito importantes para a nossa comunidade”, destaca o prefeito.

continua após publicidade

Os primeiros oblatos missionários são oriundos da Itália, de onde partiram no dia 15 de setembro de 1919, chegando ao Rio de Janeiro no dia 5 de outubro e, em 17 de outubro, em Curitiba. “Em Apucarana e região os oblatos de São José atuam a mais de 70 anos contribuindo com a evangelização e com a educação por meio do Colégio São José e do Centro Educacional Infantil O Girassol”, assinala Júnior da Femac, frisando que o projeto de revitalização da Praça Duque de Caxias contempla dois monumentos que prestam homenagem aos 100 anos da presença dos Oblatos de São José no Brasil e dos mais de 70 anos da atuação na cidade e região.

“No centro da praça teremos um monumento em referência a São José Marello, fundador dos Oblatos de São José. A estrutura lembra um livro com várias páginas e tem inscrita a frase de São José Marello: A caridade deve predominar sobre todas as nossas ações, ela consolida a fé, aumenta a esperança e nos une mais intimamente a Deus”, revela o prefeito Júnior da Femac. Segundo ele, o segundo monumento abrigará uma cápsula do tempo, na qual serão guardadas mensagens dos Oblatos e outras pessoas para posteridade. “Esta cápsula só será aberta no ano de 2070”, relata.

O investimento promovido pela prefeitura é oriundo do Ministério do Turismo. “São quase R$ 250 mil conquistados pelos Oblatos de São José de Apucarana por emenda parlamentar do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly”, relata o prefeito, salientando que após a inauguração, além de ser um local de visitação, a praça irá sediar a realização de eventos religiosos. “Esse projeto é uma demonstração do carinho que apucaranenses têm pelo trabalho dos Oblatos de São José”, conclui Júnior da Femac. A empreiteira vencedora da licitação foi a Pires Construções e Engenharia Ltda, de Apucarana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana finaliza praça em homenagem aos Oblatos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!