MAIS LIDAS
VER TODOS

De quatro em quatro anos

Ano bissexto: aniversariantes têm dia especial neste 29 de fevereiro

Advogada Bárbara Pereira Negrão, de Apucarana, faz parte de grupo restrito de quem nasceu em 29 de fevereiro; veja o vídeo

Da Redação

·
Esta quinta-feira é especial para a advogada Bárbara Pereira Negrão
Icone Camera Foto por Lis Kato
Esta quinta-feira é especial para a advogada Bárbara Pereira Negrão
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.02.2024, 13:37:53 Editado em 29.02.2024, 13:38:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A advogada Bárbara Pereira Negrão, de Apucarana, faz aniversário nesta quinta-feira, dia 29 de fevereiro. Ela integra o grupo restrito de pessoas que nasceram em anos bissextos. Como não poderia ser diferente, a comemoração é especial por conta dessa peculiaridade. Ela completa 32 anos, mas, na verdade, este é apenas o 8º aniversário que ela comemora, de fato, no dia em que nasceu exatamente. Veja reportagem em vídeo abaixo.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Menor foge da casa dos pais para morar com homem de 30 anos no PR

O dia 29 de fevereiro ocorre apenas em anos bissextos, que surgem no calendário apenas de quatro em quatro anos. Encontrar alguém que faça aniversário exatamente nesse dia pode ser um desafio, já que muitas pessoas que nasceram nessa data acabam celebrando no dia 28 de fevereiro ou no dia 1º de março nos anos não bissextos.

continua após publicidade

Nascida e registrada no dia 29 de fevereiro de 1992, os pais até tentaram registrá-la no dia 28 ou dia 1º, mas o cartorário não permitiu e disse que tinha que ser no dia do nascimento. Bárbara revela que, quando era mais nova, ficava triste, porque não tinha um dia correto para comemorar o aniversário. No entanto, conta que sempre foi incentivada pelos pais para festejar a passagem do aniversário normalmente nos anos não bissextos.

"Meus pais nunca me permitiram deixar passar em branco (o aniversário). Sempre comemorei em 1º de março, porque a minha mãe dizia que 28 de fevereiro eu ainda não tinha nascido, mas em 1º de março, sim", comenta. É claro que os amigos brincam com a situação. "Até hoje os colegas falam que, finalmente, você vai fazer aniversário", revela a advogada.

Nesta quinta-feira, até a publicação desta matéria, já tinham nascido seis bebês no Hospital da Providência Materno Infantil em Apucarana. São quatro meninos e duas meninas que entrarão no grupo restrito e, assim como a advogada Bárbara, vão comemorar aniversário oficialmente apenas de quatro em quatro anos.

continua após publicidade

ENTENDA

O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César com o objetivo de adequar o calendário ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Como uma translação (volta ao redor do Sol) é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 36 segundos, esse tempo que “sobra” é arredondado para seis horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas. Assim, o ano ganha um dia a mais. No entanto, a escolha do dia 29 de fevereiro para ser acrescido a cada quatro anos só passou a vigorar em 1582, com o calendário gregoriano.

Assista:

continua após publicidade

TnOnline TV

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Ano bissexto: aniversariantes têm dia especial neste 29 de fevereiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!