MAIS LIDAS
VER TODOS

em Apucarana

Alunos com Síndrome de Down recebem atendimento especializado

Em Apucarana, a Autarquia Municipal de Educação oferece atendimento especializado a nove estudantes diagnosticados com a síndrome

Da Redação

·
Dia 21 é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down
Icone Camera Foto por Assessoria
Dia 21 é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.03.2023, 15:30:17 Editado em 21.03.2023, 15:30:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta terça-feira, 21 de março, celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi criada para conscientizar a população e quebrar o estigma social acerca desta condição genética, que afeta aproximadamente 300 mil brasileiros. Em Apucarana, a Autarquia Municipal de Educação oferece atendimento especializado a nove estudantes diagnosticados com a síndrome.

continua após publicidade

“As crianças com Síndrome de Down têm algumas características que as diferenciam das demais, como olhos amendoados, baixo tônus muscular e mãos e pés menores. Elas também podem ter um desenvolvimento físico e intelectual um pouco mais lento, porém são perfeitamente capazes de aprender e de se adaptar à vida em sociedade. Basta que recebam os estímulos adequados,” disse o prefeito Junior da Femac.

A secretária Marli Fernandes destaca que, na rede municipal de Apucarana, os estudantes com Síndrome de Down recebem todo o suporte de que necessitam para o seu progresso. “Eles frequentam classes especiais e salas de recursos multifuncionais nas escolas e também são acompanhados pelos especialistas do nosso Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME),” detalhou.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Câmara de Apucarana aprova nome de novo hospital; confira

“Como os estudantes com Síndrome de Down aprendem com mais facilidade por meio dos estímulos visuais, nós orientamos os professores a adaptarem as aulas e a utilizarem materiais concretos no desenvolvimento de atividades, conceitos e ideias. Sempre que possível, deve-se relacionar os conteúdos às experiências do dia a dia da criança. Todo esse trabalho é registrado através do Plano Educacional Individualizado e de um portfólio para arquivo,” acrescentou a diretora do CAME, Léia Sofia Viale.

Conforme o vice-prefeito Paulo Vital, a inclusão das crianças com necessidades especiais nos CMEIs e Escolas é prioridade na atual gestão. “O nosso lema é ‘ninguém fica para trás’. Afinal, um município só se torna um lugar bom para se viver quando inclui a todos. Por isso, nós também implantamos o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo da rede municipal de ensino a partir do ano passado, para todas as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental,” finalizou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Alunos com Síndrome de Down recebem atendimento especializado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!