MAIS LIDAS
VER TODOS

ENTENDA

Afinal, o que é ser um influenciador nas redes?

Já faz muito tempo que a internet faz parte da rotina das pessoas e com essa ascensão das redes sociais surgiu o digital influencer. No entanto, em meio a inúmeras publicações, tentativas de engajamento, parcerias, publiposts, fica o questionamento: o que

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.03.2021, 13:13:17 Editado em 20.03.2021, 13:13:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Já faz muito tempo que a internet faz parte da rotina das pessoas e com essa ascensão das redes sociais surgiu o digital influencer.

continua após publicidade

No entanto, em meio a inúmeras publicações, tentativas de engajamento, parcerias, publiposts, fica o questionamento: o que, exatamente, é ser um influenciador? Como é a rotina que acompanha essa profissão?

O termo em sua raiz: digital influencer (ou, traduzindo literalmente, influenciadores digitais), basicamente, é a pessoa que detém o poder de influência em um determinado grupo de pessoas. Esses profissionais das redes sociais impactam centenas e até milhares de seguidores, todos os dias, com o seu estilo de vida, opiniões e hábitos.

continua após publicidade

Gabriel Schatz é proprietário de uma empresa de assessoria para influenciadores na região de Apucarana, ele explica que muitas pessoas acham que para ser um influenciador precisa de milhares de seguidores nas redes, mas não é bem assim. " Quando citamos o termo "Influenciadores" normalmente pensamos em grandes nomes como Whindersson Nunes e Anitta com seus milhões de seguidores nas redes sociais, mas isso é apenas uma parte de tudo isso. Existem várias categorias de Influenciadores, Começando pelos mais famosos até macro, micro e nano influenciadores que no caso de Apucarana têm presente muitos Nanos Influenciadores. O termo influenciadores como o nome já diz vem do fato de "Influenciar pessoas" e no caso utilizamos isso das redes sociais. Não importa a quantidade de seguidores que você tenha, o que importa é se você é uma pessoa influente nas redes sociais de alguma forma. Você pode influenciar tanto com 1.000 (Mil) seguidores assim como 10k, 30k, 100k ou até milhões de usuários te acompanhando. Uma coisa importante, não é porque você não conhece um influenciador que ele não seja um, cada um tem seu trabalho e seu processo. Procure conhecer cada um e veja se agregam a sua rotina", disse.

Quem também entende desse assunto é a apucaranense Camila Tamiya, que tem mais de 14 mil seguidores no Instagram. Mas ela não conseguiu esse número tão fácil. "As vezes o público tem como "influenciador" apenas aquela pessoa que tem milhares de seguidores quando na realidade, números não importam e sim a opinião e posição de quem produz conteúdo se faz ser relevante ou não. Eu sigo pessoas que nem cem seguidores tem e elas realmente me influenciam de alguma forma, seja na forma de agir ou na possibilidade de adquirir algum produto que elas demonstram. Ninguém começa com milhões de seguidores a não ser que eles sejam comprados. O meu perfil existe na internet já há 7 anos e eu fui conquistar mais de 10 mil seguidores no começo do ano passado, tudo de maneira orgânica, começando por um blog onde eu fazia resenhas de produtos e publicava o meu parecer. Foi lá que várias marcas me procuraram pra uma parceria em troca de divulgação e desde então esse tem sido o que eu faço. Não ganho a vida com isso porém faço com muito amor, mesmo não me considerando uma Influencer digital. Eu me preocupo em passar meus pensamentos com muita clareza e cuidado pois tenho a vida exposta pra mais de 14 mil pessoas e diariamente recebo mensagens onde elas dizem que de alguma forma, eu as ajudo a quebrar preconceitos com as pessoas gordas e com deficiência", destaca.

Camila ainda disse que não é fácil produzir um material legal para postar nas redes e que as pessoas deveriam valorizar mais o trabalho, principalmente dos 'pequenos influenciadores.' "Não é fácil produzir um conteúdo relevante e eu sei disso porque vejo muitas pessoas com perfis abarrotados de seguidores fantasmas que sequer interagem com os seus posts, que muitas vezes nem tem um assunto interessante pra agregar. As marcas hoje em dia não procuram apenas "famosos" pra divulgar seus produtos, eles estão dando preferência cada vez mais pra pequenos influenciadores justamente por expor seu trabalho para consumidores reais e que estão focando em resenhas verdadeiras e não apenas para um publipost forçado. Enquanto muitas pessoas de Apucarana dizem não reconhecer os influenciadores da cidade, marcas de fora tem investido pesado neles e isso é incrível. Deem mais valor a alguém real do que um famosinho que sequer sabe que você existe. Apoiar os influenciadores da cidade é dar apoio a cena local", ressalta.

A apucaranense Maria Alice disse que infelizmente muitas pessoas não sabem o real papel de um influenciador. "Muitas pessoas confundem a profissão "influencer" como algo vergonhoso e pessoas q não fazem nada, porém é totalmente o oposto. Tudo que te toma tempo é trabalho, só você sabe o quanto aquilo te custou. Infelizmente muitas pessoas acreditam em um conceito errado de trabalho. Ser influencer é passar horas criando conteúdo, é uma exposição que muitas pessoas tem medo e acabam nos julgando sem nos conhecer, é ter dias q estamos mal pq todo mundo tem problema e irmos mostrar coisas q vão acrescentar pra vocês, é apoio, é conquista, e pra muitos só estamos passando vergonha na internet somente pelo fato de estarmos tentando ajudar. Eu sou influencer, trabalho o dia todo em um escritório, sou estudante de engenharia, divido apartamento com 2 amigas e isso seria um motivo sólido pra eu ser uma pessoa q trabalha em algo digno, somente pelo fato q colocaram isso na nossa cabeça (infelizmente). Todo trabalho é digno, e valorizem as horas q passamos criando conteúdo pra vocês, cada coisa que expomos, cada coisinha q as vezes parece mínimo pros outros mas que pra nós é um orgulho", finaliza.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Afinal, o que é ser um influenciador nas redes?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!