MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Novos médicos cubanos iniciam atividades nas unidades de saúde 

Várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Apucarana já contam com o atendimento dos novos sete médicos cubanos que chegaram à cidade em junho. Eles vieram substituir parte dos profissionais cubanos que trabalharam na rede municipal de saúde por três anos

Da Redação

·
Médicos cubanos estão atendendo desde o mês passados nos postos de saúde da cidade | Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Médicos cubanos estão atendendo desde o mês passados nos postos de saúde da cidade | Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.07.2017, 08:31:00 Editado em 14.07.2017, 17:16:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Apucarana já contam com o atendimento dos novos sete médicos cubanos que chegaram à cidade em junho. Eles vieram substituir parte dos profissionais cubanos que trabalharam na rede municipal de saúde por três anos através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Em breve o grupo será apresentado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em ato oficial com o prefeito Beto Preto (PSD).

continua após publicidade

Treze médicos cubanos começaram a atuar na rede pública de saúde municipal em maio de 2014. Passados os três anos do período de vigência do convênio do programa Mais Médicos do Governo Federal, foi iniciada a substituição dos profissionais. 

“A experiência de contar com os médicos cubanos em nossa rede básica de saúde foi muito bem sucedida nestes três primeiros anos. A qualidade dos serviços prestados e a interação dos profissionais com comunidade contribuíram para darmos continuidade ao atendimento médico disponibilizado pelo Programa Mais Médicos”, avalia do diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta.

continua após publicidade

Os sete novos médicos cubanos foram alocados nas unidades localizadas do Residencial Sumatra, Jardim Colonial, Vila Nova, Parque Bela Vista (no Centro Social Urbano), e nos Núcleos Habitacional Marcos Freire, Dom Romeu e Parigot de Souza. Os médicos vieram diretamente de Cuba para Apucarana, permanecendo em Brasília apenas alguns dias para os procedimentos legais com a documentação. Dois deles trazem na bagagem a experiência de trabalhar em outros países.

Com 22 anos de profissão, Amaury Gomez Gonzales, trabalhou durante 5 anos na África, enquanto Carmem Carla Sanchez atuou na Venezuela.Os profissionais cubanos foram contratados através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e vão cumprir a jornada de 8 horas diárias, trabalhando das 8 as 12 e das 13 às 17 horas. 

De acordo com o convênio, os salários são bancados pelo Governo Federal, enquanto o Município assume as despesas com transporte, estadia e alimentação.“Temos médicos em todas as 28 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana”, assegura superintendente da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro, observando que parte dos 13 profissionais cubanos que atuaram nos últimos anos foi substituída pelos sete que iniciaram as atividades nesta semana. Viana detalha que duas das vagas deixadas pelos cubanos já haviam sido ocupadas por médicos brasileiros, através do Programa Mais Médicos, “Os demais serão substituídos de acordo com a liberação também pelo Programa Mais Médicos”, informa Viana. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Novos médicos cubanos iniciam atividades nas unidades de saúde "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!