Apucarana

Apucarana: autorizada a ampliação do quartel do Corpo de Bombeiros 

Da Redação ·

O efetivo do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Apucarana (SBGI) ganhará melhores condições para o desenvolvimento das atividades. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, assinou nesta terça-feira (18/08) ofício autorizando a abertura do processo licitatório para a ampliação do quartel central da corporação, localizado na Rua Ponta Grossa. A unidade ganhará mais 394 metros quadrados de área construída e o investimento é de R$ 361 mil, provenientes do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).

continua após publicidade

Foto: José Luiz Mendes

continua após publicidade


O ato ocorreu no gabinete municipal e contou com a presença do major Major Hemerson Saqueta, comandante do 4º SGBI, que esteve acompanhado do 2º  tenente Emerson Aparecido Rocha. Também estiveram presentes os secretários municipais de Obras, Herivelto Moreno, de Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior, e de Fazenda, Marcello Machado.

Após assinar a autorização, o prefeito comunicou a medida – por meio de uma ligação telefônica – ao coronel Fábio Mariano, chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros do Paraná. “A ampliação consiste no térreo, que servirá de abrigo para os veículos da corporação, e no primeiro pavimento que acomodará as guarnições operacionais. É uma obra fundamental, pois o quartel da Rua Ponta Grossa está estrategicamente localizada, num ponto alto e central, o que permite um rápido deslocamento para todas as regiões da cidade”, assinala Beto Preto.

Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa


O prefeito, que também é presidente do Funrebom, destacou que os recursos financeiros provêm da taxa de combate a incêndio arrecadada pelo Município e que é transferida para o fundo. “O Funrebom é uma lei que estamos cumprindo, colocando à disposição dos Bombeiros os valores integralmente. Em mandatos anteriores, parte dos recursos era utilizado para outras finalidades. Desde o início do nosso mandato, estamos recapitalizando o fundo,  fazendo a recomposição dos valores que deixaram de ser repassados”, frisa Beto Preto. De acordo com o major Saqueta, o 4º SGBI conta atualmente com 63 bombeiros militares, sendo que metade deste contingente está lotado no quartel da Rua Ponta Grossa. “Além de Apucarana, atendemos outros 13 municípios.

CRESCIMENTO - A corporação vem crescendo, com mais viaturas, equipamentos e recursos humanos. Enquanto isso, a nossa estrutura permanecia modesta e limitada”, avalia. O major agradeceu a parceria com a Prefeitura, o que permitirá uma estrutura mais ampla e adequada às necessidades da corporação. “O prefeito teve a sensibilidade e entendeu o nosso anseio, que é oferecer melhores condições aos bombeiros que estão em serviço. Teremos com a ampliação uma estrutura mais ampla, com alojamento e sanitários condizentes”, pontua.

De acordo com o engenheiro Herivelto Moreno, que elaborou o projeto junto com o engenheiro Minoru Narita, o pavimento superior contará com uma sala de 170 metros quadrados, mais uma área para alojamento e quatro sanitários. “Após a realização da licitação e da assinatura do contrato, a empresa vencedora terá prazo de 5 meses para executar a obra”, completa Herivelto.