MAIS LIDAS
VER TODOS

Eleições

Ponta Grossa é a única cidade do país com duas mulheres no 2º turno

Duas situações inéditas marcam as eleições municipais de 2020, em Ponta Grossa, no Paraná. Nos quase 200 anos da cidade paranaense, será a primeira vez que os eleitores elegerão uma prefeita para governar a cidade pelos próximos quatro anos.A escolha será

Da Redação

·
Ponta Grossa é a única cidade do país com duas mulheres no 2º turno
Icone Camera Foto por Montagem DC Mais
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2020, 09:59:44 Editado em 17.11.2020, 10:00:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Duas situações inéditas marcam as eleições municipais de 2020, em Ponta Grossa, no Paraná. Nos quase 200 anos da cidade paranaense, será a primeira vez que os eleitores elegerão uma prefeita para governar a cidade pelos próximos quatro anos.

continua após publicidade

A escolha será feita no dia 29 de novembro, quando os mais de 239 mil ponta-grossenses voltam para os locais de votação para definir entre Mabel Canto (PSC) e a professora Elizabeth (PSD). Além disso, entre as cidades do Paraná com mais de 200 mil eleitores, Ponta Grossa é a única que terá segundo turno.

Outro fato inédito que torna a cidade destaque em âmbito nacional é que entre os 57 munícipios do Brasil, onde a escolha do chefe do Executivo será feita em segundo turno, Ponta Grossa é a única que terá disputa entre duas mulheres. Em outras 18 cidades do país há mulheres na disputa no segundo turno e era possível em 95 cidades no Brasil, com mais de 200 mil habitantes.

continua após publicidade

No domingo (15), durante o primeiro turno das eleições municipais, Mabel Canto teve 61.702 votos (37,2% dos votos válidos); e a professora Elizabeth alcançou 51.565 votos (31,15% dos votos válidos). Na sequência, Marcio Pauliki (SD), que ficou em terceiro lugar, com 44.301 votos (26,76%); seguido pelo professor Gadini, com 5.029 votos (3,04%) e pelo professor Edson (PT), com 2.959 votos (1,79%).

Mabel Canto

Mabel Canto, de 35 anos, é filha do ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual Jocelito Canto. Advogada e radialista, Mabel tenta a cadeira do Executivo pela primeira vez. Em 2018, foi eleita para o primeiro mandato de deputada estadual, com 35.036 votos.

continua após publicidade

Nascida em Clevelândia, ela está na coligação ‘Ponta Grossa em primeiro lugar’, composta pelo PSC, Podemos, PSB, Cidadania, PDT, MDB, PMB e PP. O candidato a vice é o vereador e professor Pietro Arnaud Santos da Silva, de 37 anos. Entre os apoios recebidos durante a campanha estão o da ex-governadora Cida Borghetti, senador Álvaro Dias, e os deputados federais Rubens Bueno e Aliel Machado.

Professora Elizabeth

A atual vice-prefeita de Ponta Grossa, a professa Elizabeth, de 69 anos, que também tenta a cadeira do Executivo pela primeira vez, já disputou em 2014 uma vaga para deputada federal, pelo PSB, quando somou quase 11,5 mil votos.

continua após publicidade

Nascida em Ponta Grossa, Elizabeth é casada, possui ensino superior completo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Na prefeitura, já foi secretária de Administração e coordenou as pastas de Cultura e Turismo.

A professora está na chapa majoritária formada pelo PSD, PSDB, PV e Avante (Somos Todos Ponta Grossa), e tem como candidato a vice-prefeito o capitão da Polícia Militar, Saulo Vinícius Hladyszwski, de 42 anos, também pelo PSD. Elizabeth conta com o apoio do prefeito Marcelo Rangel, do governador Ratinho Junior e do secretário estadual de Infraestrutura, Sandro Alex.

As informações são do DC Mais.


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de 2020

    Deixe seu comentário sobre: "Ponta Grossa é a única cidade do país com duas mulheres no 2º turno"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!