Benefícios da horta caseira em momentos de confinamento

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

Ervas medicinais, temperos e verduras tudo fresquinho dentro de casa ou em uma mini horta, pode até parecer utopia. No entanto, é pura realidade.

continua após publicidade

 As pessoas estão cada vez mais buscando uma vida saudável e alimentos livres de agrotóxicos que tanto faz mal  à saúde. Isso sem contar a praticidade e a satisfação na hora de colher o que foi plantado, e o aroma agradável que as ervas medicinais e temperos exalam no ar, estimulando o olfato com poderes incríveis sobre o espírito, acalmando a alma e beneficiando a saúde; principalmente nestes momentos em que estamos vivendo.

Infelizmente, nem todas  pessoas têm um espaço para montar sua horta, com hortaliças, canteiro de ervas e plantas medicinais, visto que na época de hoje muitos moram em apartamentos, nem sempre espaçosos. Porém, há algumas opções:>Se for na parte interna do apartamento, procure um local que bata o sol da manhã e coloque floreiras, vasos agrupados ou nichos. Um local ideal é a área de serviço, onde geralmente, é um espaço pouco transitável e menos visível.

continua após publicidade

>Outra opção são vasos de ervas agrupados no peitoril da janela da cozinha ou na bancada da pia, além de ficar um charme e praticidade, vão exalar um aroma prazeroso. Sem contar a facilidade ao colhê-las fresquinhas na hora da preparação das refeições.

>Se for na parte externa da casa, escolha um espaço que bata o sol da manhã, podendo ser em um cantinho, muitas vezes sem utilidade.

>Caso a parte externa da casa seja toda calçada, opte por floreiras suspensas fixadas na parede, ou lindos vasos de cerâmica, e plante as suas hortaliças, ervas medicinais ou ervas para temperos. Outro ponto primordial é o preparo do solo com adubos e uma terra de qualidade, para colocar as sementes ou as mudinhas que no mínimo entre 30 a 40 dias serão colhidas para o uso.

continua após publicidade

É imprescindível a irrigação, podendo ser manual ou por meio mecânico, no período da manhã e a tarde, livre do sol. Além de colher alimentos e temperos saudáveis e naturais, não podemos esquecer dos benefícios e prazer de mexer na terra, e ver o que você semeou ou plantou, sendo despontado com vigor através da magia da "Mãe Terra".

Outro benefício auspicioso é que toda a família começa a se interessar pela horta caseira, sentindo  na obrigação de também cuidar com carinho do que será colocado na mesa na hora da refeição para ser degustado. E aquele estresse do dia a dia especialmente nos dias atuais com estes simples afazeres tendem a desaparecer.

Além de todos benefícios aqui elencados, há ainda a opção de fazer da horta uma fonte de renda para aqueles que estão desempregados, por conta desta terrível pandemia, uma vez que as pessoas estão cada vez mais em busca de alimentos orgânicos de boa qualidade e com preço mais acessível. As escolas também deveriam incentivar seus alunos a cuidar da horta escolar, como forma dos alunos levar o exemplo para casa e incentivar seus pais a fazer o mesmo.

continua após publicidade

Os governantes das cidades também deveriam incentivar as comunidades carentes, através da doação de sementes e insumos, bem como com a permissão de uso de áreas publicas pouco utilizadas para servir de hortas comunitárias, através de mutirão dos moradores das proximidades. Assim as pessoas aprendem a buscar o que veio do seu próprio trabalho, não só esperando ganhar sem esforço.

Portanto, ao invés do mato tomar conta de terrenos baldios gerando doenças, como a dengue, a utilização deles como hortas comunitárias se transformaria em um santuário da saúde, além de estabelecer um vinculo maior de amizade entre os moradores do bairro. É ou não uma boa ideia?