Planejamento Para Crescimento e Desenvolvimento

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Planejamento Para Crescimento e Desenvolvimento
fonte: Pixabay

Há uma grande preocupação de integração entre o desenvolvimento regional e o desenvolvimento nacional. A maior preocupação de escolha de condução do processo de crescimento e desenvolvimento é a integração entre ambas as esferas.

continua após publicidade

Sabe-se que dificilmente investimentos em determinada região pode oferecer as mesmas respostas de outras regiões. Essas respostas estão amplamente ligadas a preparação da região, as suas capacitações e de vantagens comparativas e ao preparo e eficiência técnica de sua mão de obra local, amplamente ligada as eficiência técnica de recursos humanos, para isso a valorização da educação, não vista como gasto, mas como investimento é fundamental.

Essas variáveis podem serem determinantes para acelerar o processo de crescimento em longo prazo, a estabilidade política e econômica também pode ser determinante para o processo avançar adequadamente em longo prazo. Logo, verificando-se as situações de economias locais, regionais, suas configurações e perspectivas, é possível ter uma percepção do crescimento e desenvolvimento em longo prazo.

continua após publicidade

A preocupação com o todo está sempre presente, a distribuição de recursos estre as diferentes esferas, as capacitações de cada uma das esferas seja: nacional, regional e municipal e a pergunta: o que está acontecendo com a esfera tal? Em que medida o crescimento e desenvolvimento se processa e quais as variáveis deficientes que precisam serem ajustadas? Em que tempo for, estarão sempre presentes.

Quando crescimento e desenvolvimento é buscado de forma planejada, a participação do todo, dos estados, das macro regiões, micro regiões e municípios precisam serem bastante claros, devendo-se haver uma confluência de objetivos: como fortalecer a renda da classe média, com redução de pobreza, sempre buscando melhorias da taxa de consumo, como um colchão financeiro para as empresas.

Mas, tanto no mundo das empresas como em políticas de crescimento e desenvolvimento, é preciso ter bastante claro o que se vai fazer, onde e como se vai fazer, considerando sempre a distribuição regional das necessidades da população e das necessidades de incrementação de produção empresarial, para direcionar incentivos setoriais, porque crescimento e desenvolvimento não é um voo cego, é preciso ser planejado para ser sustentado. Os países e regiões que mais se desenvolvem são os que também mais se planejam, avançaram na tradição de se planejarem, muito em função do aperfeiçoamento de suas instituições, cada uma bem cumprindo a sua função, para a evolução e crescimento do todo.

continua após publicidade

Para isso estabilidade política e monetária é fundamental, intempestivas mudanças, ou não de governabilidades, em quais esferas forem, não devem impor modificações bruscas; que mexam com a confiança dos agentes, tragam incerteza e dúvida social e, que impactem institucionalmente para a redução e retração de crescimento e desenvolvimento; porque eventuais retomadas podem se imporem penosas, lentas, graduais e arrastadas. Todas as regiões, empresas e pessoas anseiam por crescerem e se desenvolverem, saber o tempo certo de como, quando e onde operar essas modificações, pode ser definidor para o sucesso de crescimento e desenvolvimento de empresas, regiões e do conjunto de sua população.