Mais lidas

    Blogs e Colunas

    Mundo Empresarial

    Mundo Empresarial

    A Vida do Empreendedor: Começos e Recomeços

    A Vida do Empreendedor: Começos e Recomeços
    Foto por Pixabay
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 07.12.2021, 09:30:26 Editado em 07.12.2021, 09:30:24
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    O Empreendedor é um incorrigível buscador de oportunidades, não são quaisquer agruras da vida que lhes colocarão para baixo. Entretanto, o empresário empreendedor é movido por créditos, as altas taxas de juros e os avanços incessantes do processo inflacionário, penalizam antigos e novos investimentos e dificulta a geração, criação, recriação ou expansão de novos negócios.

    Embora o empreendedor esteja vivendo momentos difíceis - não conseguindo mais ganhar dinheiro como antes - ele segue na tentativa incessante de recolher os créditos menos onerosos e transforma-los na ampliação, ou expansão de novas atividades produtivas, porque ele sabe, tem intuição e fé que sua criação vai lhe render bons frutos.

    Na busca de oportunidades o empresário ouve os amigos, instituições de crédito, ouve quem lhes apresenta as oportunidades; e, verifica os concorrentes. Cabe ao empresário minuciosamente realizar as suas escolhas, recobrar suas forças e energias e recolocar-se no processo de aplicar-se em novos investimentos de geração produtiva.

    O mercado está em constante ebulição e nesse processo o empresário consegue identificar novas oportunidades, partindo-se da experiência que já se possui, verificando-se as condições micros e macroeconômicas, que podem ser positivas ou não; e, partindo dos aportes econômicos e tecnológicos de que já dispõe. Mesmo na crise, ou fora dela o empresário empreendedor não se cansa de recomeçar, seja em oportunidades que batem à sua porta, ou seja em oportunidades minuciosamente garimpadas, identificadas e verificadas mediante estudos.

    O que ocorre na maioria das vezes, é que cada empreendedor tem o seu jeito de fazer as coisas. Ele sabe que precisa realizar, que tem que encontrar soluções, mas tem a sua forma particular de conduzir as coisas. Assim como em qualquer pesquisa que se realiza, o empreendedor também parte de sua experiência, que pode ser notável e fazer a diferença ao longo de um processo de realização, no momento da articulação e do levantamento das bases do negócio, da gestão e condução do processo, porque cada negócio também têm as suas particularidades de gestão.

    O estilo de condução de negócios, vai de encontro a formação e a experiência de cada um. Entretanto, a condução dos negócios precisa se dar de maneira natural, a fim de que a articulação e a expansão: planejamento, execução, replanejamento de novas ações e de novas decisões, não se torne um fardo e um peso para o empreendedor, mas que ele possa ao seu estilo, seguir tocando seu negócio naturalmente e com positivos resultados.

    Existe algumas questões básicas mais importantes, que o empreendedor precisa sempre estar atento: diz respeito as suas relações com as finanças da empresa, diz respeito ao processo de condução do negócio em relação ao atendimento interno, diz respeito em relação a organização do processo de vendas, da gestão de entregas; e, do atendimento do pós-vendas. Este é um ciclo que o empreendedor não escapa da necessidade de tomar certos cuidados; e, certamente são estes os principais segmentos, que exigem da gestão e do empreendedor o maior cuidado e atenção possível.

    Verificando-se essas questões, o empresário empreendedor, tem grandes chances de obter sucesso em seus negócios. Mas o processo de busca de novos investimentos e crescimento econômico segue incessantemente, por meio do desejo de crescimento, construção e articulação de novos negócios sempre.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Deixe seu comentário sobre: "A Vida do Empreendedor: Começos e Recomeços"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Paulo Cruz

    Paulo Cruz

    Paulo Cruz, doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor de Economia da Universidade Estadual do Paraná, campus de Apucarana, escreve sobre temas relacionados a área

    Enviar mensagem para Paulo Cruz