blog do Eliezer

Tchekhov x startup: o que eles têm em comum? saiba mais no blog

Já pensou em quantas ideias você tem e que morreram antes de ser posta em prática?

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Que tal fazer igual a Tchekov, ser uma startup?
fonte: StartupStockPhotos por Pixabay
Que tal fazer igual a Tchekov, ser uma startup?

Acabei de ler um livro de um escritor russo, Tchekhov. Um dos principais. Porém, nesse livro, não senti a genialidade do mesmo, pesquisando mais a fundo, descobri que era na verdade, uma compilação de seus principais contos em sua fase inicial.

continua após publicidade

As startups, empresas como Uber e Nubank, que crescem para mudar um setor, de maneira rápida, lucrativa e rompendo com os padrões até então vigentes, usam um conceito de MVP - mínimo produto viável. Trocando em miudos, não é nada mais do que colocar o produto-serviço-ideia em prática e ir evoluindo conforme recebe feedbacks. 

Achei que esse livro que eu li, foi o mvp do Tchekhov. Ele entendeu sua aptidão, conforme escrevia, sentia o público e sentia o quanto e como poderia evoluir. Mão na massa e voila, se tornou um dos principais escritores russos.

continua após publicidade

Já pensou em quantas ideias você tem e que morreram antes de ser posta em prática?

Seja para melhorar seu empreendimento, gerar mais negócios, criar fluidez em algum processo ou melhorar o layout de sua sala.

Ideias são, segundo o pesquisador Steve Johnson, conexões mentais. Por isso, a participação em encontros que discutam assuntos relevantes relacionados a projetos do seu interesse podem despertar em você, novas ideias. O desenvolvimento de boas ideias é como a montagem de um quebra cabeça, cada experiência, conexão, estudo ou viagem realizada, representa uma nova peça que você ganhou na formação de um novo pensamento.

continua após publicidade

Agora, vem a grande questão, de nada adianta um monte de conexão mental, sem prática. Você vai ter uma obesidade mental por pouca aplicabilidade.

Que tal fazer igual a Tchekhov, ser uma startup?

Leia, estude, viaje, converse. Crie conexões mentais, que se transformarão em boas ideias. Mas, coloque- as em prática. Ainda que muitas vão sair erradas e terão que ser revistas. Mas, por tentativa e erro, você está pavimentando um caminho de evolução. Percebe que a prática fará com que você crie mais repertório para mais conexões mentais? Um verdadeiro círculo virtuoso.

continua após publicidade

Pare de esperar o momento perfeito, ele não existe. Lembre-se do Tchekov e de que feito, é melhor do que perfeito.

Me conta no instagram @eliezershigueo, qual ideia você colocará em prática.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News