BLOG

Porque a prática não te leva a perfeição

Destruidor de sonhos que sou, venha trazer uma noticia de que essa teoria não procede

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Porque a prática não te leva a perfeição
fonte: Pixabay\ ilustração

Existe uma frase muito conhecida que diz “a prática leva a perfeição”. Pegando um gancho dessa frase, existe um autor que criou a “Teoria das 10 mil horas”, que de forma simples diz que tudo que executamos por 10 mil horas, conseguiremos nos tornar grandes executores. Se você é um nadador, e treina por 10 mil horas, com certeza irá ganhar muitos campeonatos e ser um grande nadador. Substitua nadador por qualquer coisa que você queira fazer e a lógica será a mesma.

continua após publicidade

Destruidor de sonhos que sou, venha trazer uma noticia de que essa teoria não procede.

Pense comigo, sabe aquele seu colega de trabalho que vem trabalhar de bicicleta todo dia, há 20 anos? com certeza ele já andou mais do que 10 mil horas, e nem por isso ganha campeonatos de ciclismo. E você que dirige desde os 10 anos, habilitado desde os 18… é melhor motorista do que o Hamilton? Senti um pesado silêncio.

continua após publicidade

O que acontece aqui - a prática leva a perfeição / teoria das 10 mil horas - é de que um discurso foi repetido por tantas vezes que acabou perdendo o significado. A repetição dessa teoria acabou perdendo consistência, autores replicaram somente a parte da repetição, porque a simplicidade vende. 

O que vai ter levar a perfeição, além da prática, é a constância da execução aliada a um bom feedback, um modelo para você se inspirar/ se balizar. Se você quer ser um bom gestor por exemplo, não é sendo “gerente” por 10 mil horas que te fará um bom. 

Para simplificar, vou separar em partes, para ficar mais aplicável: 

continua após publicidade

1) Meta - Modelo

Uma meta de onde você pretende chegar; ou um modelo, alguém que você considere bom para se espelhar;

2) Feedback - Mentor

continua após publicidade

Ao mesmo tempo que define as metas / modelo, você precisa de um análise de como está sua evolução, nada melhor do que isso, do que um profissional com experiência para te guiar no processo, seja um professor ou algum colega de trabalho;

3) Métricas

continua após publicidade

Defina maneiras de medir seu caminho;

4) Marcos de evolução (6 meses)

A cada 6 meses é hora de sentar e analisar sua evolução. Ajustes os erros e se prepare para dar um salto de desenvolvimento para os próximos 6 meses;

5) Treine por 10 mil horas.

Agora, sim! Repita esse processo por 10 mil horas.

Espero que tenha ficado claro que á pratica das 10 mil horas só te levará a perfeição, se você tiver todo um suporte, principalmente de si próprio, para isso. E eu sigo escrevendo, para completar minhas 10 mil horas.

Para mais dicas de produtividade ou improdutividade, me siga no instagram @eliezershigueo ou no LinkedIn linkedin.com/in/eliezershigueo. E não esqueça de compartilhar esse texto!

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News