BLOG

Auto ajuda: ajuda ou picaretagem?

Nunca antes tantos livros de autoajuda foram vendidos

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Auto ajuda: ajuda ou picaretagem?
fonte: Pixabay\ ilustração

Nunca antes tantos livros de autoajuda foram vendidos. Veja a lista de livros mais vendidos dos últimos dez anos, que com toda a certeza, 90% da lista são repletas de livros nesse estilo. Se eu vejo algum problema nisso? Sim e não. Confuso? calma, que eu explico.

continua após publicidade

Autoajuda é um termo, uma palavra muito forte. Segundo o Aurélio, significa: “prática que consiste em fazer uso dos próprios recursos mentais e morais para alcançar objetivos de ordem prática ou resolver dificuldades de âmbito psicológico.” Quem melhor que nós mesmo para nos ajudar? 

O grande problema é que os livros que figuram nessa lista, prometem mudanças na vida, sem um referencial cientifico, somente em fé e crenças nas palavras. Palavras e fé, são muito importantes, mas não tanto quanto um plano bem executado e definido. Esse livros prometem facilidades, mas geram ansiedade, ao não cumprir a facilidade.

continua após publicidade

Na onda desses livros, vem os perfis de Instagram que pipocam hashtags como: #foguetenãotemre #sucesso #acordarcedo , além da lives e conselhos que geram vendas para seus próprios materiais, livros, cursos online e offline. 

Como diria Milton Friedman, não existe almoço grátis, geralmente essas facilidade que a autoajuda prega, faz com que apenas uma pessoa atinja o sucesso financeiro, o próprio escritor. A autoajuda, acabam desse modo sendo somente picaretagem.

Estamos vivendo a era da instantaneidade e das facilidades, mas o que prometem esses livros, seguidos dos seus autores e perfis no instagram, pode não acontecer. Levantar as quatro horas da manhã, ser humilde como um monge, orar todo dia pedindo por aquilo que você deseja e se incomodar quando alguém mexer no seu quei…digo, ter uma atitude quando algo não sair como esperado, pode não ser o suficiente. (Pegas as referencia dos livros desse parágrafo).

continua após publicidade

Tenha em mente que estamos vivendo em um mundo com diversas variáveis que nos afetam o tempo inteiro. Não são esses pequenos conselhos de gurus e livros de auto ajuda que te ajudarão a fazer alguma coisa. 

Se você quer livros que realmente te ajudem, leia livros de desenvolvimento pessoal, livros que tem teoria embasada por uma pesquisa cientifica e que ensine uma maneira de por o conteúdo do livro em prática, em prol de alguma melhoria. E saiba que nossa vida é afetada por várias variáveis e que não existe receita de bolo ou um um roteiro sistemático para viver a vida,. 

No meu Instagram (@eliezershigueo) você encontra muitas dicas de livros de não ficção, que te ajudam, mas que não são auto ajuda.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News