MAIS LIDAS
VER TODOS

MEIO AMBIENTE

Ivaiporã celebra Dia Mundial da Água com foco na preservação ambiental

Em Ivaiporã mais de 250 nascentes de água foram recuperadas na gestão do prefeito Carlos Gil

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.03.2024, 14:04:43 Editado em 24.03.2024, 14:04:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Ivaiporã reuniu técnicos e especialistas ambientais para celebrar o Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira, dia 22 de março, no Pesqueiro Castelinho, onde o foco foi voltado à preservação ambiental – especialmente no programa Cultivando Água Limpa. O cerimonial ficou a cargo do repórter Wellyngton Jhonis

continua após publicidade

Iniciado durante na 1ª gestão do prefeito Carlos Gil (2013/2016), o programa Cultivando Água Limpa é desenvolvido para recuperar e preservar as nascentes e matas ciliares próximas à Bacia do Rio Pindaúva. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ultrapassou 250 nascentes recuperadas.

- LEIA MAIS: “Paixão de Cristo” deve ter surpresas na 25ª edição em Arapongas

continua após publicidade

A mesa de honra foi composta pelo prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, vereadora Gertrudes Bernardy, secretários municipais de Meio Ambiente e de Agricultura, Denise Kusminski e Miro Barbosa, técnico da Secretaria de Agricultura, Carlos Oliveira, chefe regional do Instituto Água e Terra, Maurilio Villa, chefe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Alini Machado, e pela chefe do Núcleo da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Vitória Holzmann.

“Neste Dia Mundial da Água, convido a população a se juntar nesta jornada de cuidado e proteção do meio ambiente. Cada gesto, por menor que seja, faz a diferença. Vamos continuar trabalhando para garantir que as futuras gerações possam desfrutar de um planeta saudável”, afirmou Carlos Gil.

Os demais membros da mesa foram unânimes ao defender a necessidade de adoção de medidas que protejam o meio ambiente e acerca dos desafios e conquistas na preservação ambiental em Ivaiporã.

continua após publicidade

Palestras sobre a Importância da Conservação de Nascentes; Programa de Qualificação de Agroindústria Familiar e Rural; Elaboração de Clorador; e Monitoramento da Potabilidade da Água para Promoção da Saúde foram abordadas pelo extensionista rural da diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos e da Divisão de Proteção de Manancial, Ricardo Augusto da Silva, engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Thiago Moraes de Oliveira, técnico agrícola do IDR, Marcos Antônio de Freitas, e pela farmacêutica do Laboratório Regional Estadual da Secretaria de Estado da Saúde, Ane Daniele Prado.

Nascentes

Ricardo Augusto da Silva explicou que foi estabelecida uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura, IAT e IDR para cadastrar as nascentes de Ivaiporã em 2024 e 2025. “É um trabalho que demanda tempo. O produtor rural não consegue cadastrar porque é necessário mencionar diversos critérios, tais como coordenada geográfica e vazão”, explicou o extensionista.

continua após publicidade

Ao IAT caberá a doação de muda nativas que serão plantadas próximas às nascentes recuperadas. “O município e os produtores rurais são os maiores beneficiados com esta parceria, uma vez que terão volume maior de água na propriedade e com mais qualidade”, comentou Maurílio Villa.

Denise Kusminski lembrou que o agricultor que tem agroindústria na propriedade terá que usar o sistema de clorador na revitalização de nascente. “Por isso, incluímos este tema nas palestras por se tratar de uma importante medida a ser adotada pelos produtores rurais”, avisou Denise Kusminski.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã celebra Dia Mundial da Água com foco na preservação ambiental"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!