MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

ATUALIZADA - PF mira ex-secretário de Paes ligado a Crivella

ITALO NOGUEIRA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O ex-deputado federal Rodrigo Bethlem foi alvo nesta terça-feira (15) de mandados de busca e apreensão em desdobramentos da Operação Lava Jato no Rio. Ex-secretário municipal de Eduardo Paes (PMDB) e atualm

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.08.2017, 20:45:07 Editado em 15.08.2017, 20:45:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ITALO NOGUEIRA

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O ex-deputado federal Rodrigo Bethlem foi alvo nesta terça-feira (15) de mandados de busca e apreensão em desdobramentos da Operação Lava Jato no Rio.

Ex-secretário municipal de Eduardo Paes (PMDB) e atualmente aliado do prefeito Marcelo Crivella (PRB), ele é suspeito de intermediar propina paga por empresários de ônibus a políticos.

continua após publicidade

Bethlem foi ouvido na Polícia Federal e teve os sigilos bancários, fiscal, telefônico e telemático (e-mails) quebrados por determinação do juiz Marcelo Bretas.

Mensagens de celular e e-mails interceptadas pelo Ministério Público Federal na Operação Ponto Final, que prendeu empresários de ônibus, levaram os agentes a suspeitar de Bethlem.

O ex-deputado enviou mensagem em 28 de dezembro a Lélis Teixeira, ex-presidente da Fetranspor (federação das empresas de transportes), que está preso, dizendo para que "tranquilizasse a 'turma', pois o esquema seria supostamente mantido, ao que tudo indica, pela atual administração municipal", diz a Procuradoria.

continua após publicidade

"Meu amigo garantiu que se o atual fizer ele mantém. Entendeu?", escreveu Bethlem a Teixeira, pouco após pedir um encontro "urgente".

Uma das suspeitas é que a mensagem seja endereçada ao empresário Jacob Barata Filho, também preso na Ponto Final. Há diversos e-mails que indicam reuniões frequentes entre os dois.

Já no dia 2 de janeiro, ele afirma a Teixeira que "este vice vai dar muito trabalho", em referência ao vice-prefeito Fernando MacDowell que assumiu a Secretaria Municipal de Transporte.

continua após publicidade

Engenheiro indicado pelo PR para a vaga, MacDowell vetou o reajuste contratual da tarifa de ônibus este ano e tem protagonizado embates com as empresas do setor.

"Ele que criou caso. Os dois tinham se acertado", escreveu o ex-deputado.

continua após publicidade

Bethlem teve forte atuação tanto no governo Sérgio Cabral (PMDB), preso desde novembro, como na gestão Eduardo Paes (PMDB). No Estado, foi secretário de Governo. No município, era uma espécie de braço direito do ex-prefeito na Ordem Pública e, depois, na Assistência Social.

Bretas afirmou em sua decisão que as suspeitas sobre ele reforçam a tese de que exista "uma extensão da organização criminosa" do PMDB do Rio na capital.

Paes rompeu com o ex-aliado após a divulgação de gravações que indicavam que ele mantinha contas na Suíça.

OUTRO LADO

Em nota, Paes afirmou que a operação "não guarda qualquer relação com o período em que Rodrigo Bethlem foi secretário do governo do ex-prefeito".

A gestão Crivella, por sua vez, declarou em nota que "repudia com veemência as insinuações descabidas de qualquer possibilidade de escândalos no setor de transporte do governo anterior ter continuado na atual gestão".

A prefeitura disse ainda "que no mês passado conseguiu impedir novamente o aumento da tarifa de ônibus urbanos do município, contrariando a reivindicação dos empresários".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - PF mira ex-secretário de Paes ligado a Crivella"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!