MAIS LIDAS
VER TODOS

Verão Paraná

Temporada de verão segue com águas favoráveis para banho

O sexto boletim de balneabilidade do Instituto Água e Terra emitido nesta sexta-feira (22) aponta que somente Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, seguem desfavoráveis para banho.O Rio do Nunes, próximo à Ponte PR-340, em

Da Redação

·
Temporada de verão segue com águas favoráveis para banho
Icone Camera Foto por Reprodução/AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.01.2021, 08:39:48 Editado em 22.01.2021, 08:39:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O sexto boletim de balneabilidade do Instituto Água e Terra emitido nesta sexta-feira (22) aponta que somente Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, seguem desfavoráveis para banho.

continua após publicidade

O Rio do Nunes, próximo à Ponte PR-340, em Morretes, voltou a apresentar qualidade para banho. Já no Interior, o Rio Paranapanema segue impróprio pela segunda vez.

Um ponto impróprio apresenta quantidade alta de contaminação de origem fecal, sendo prejudicial à saúde. “Até que isso seja dispersado, é importante evitar esses locais”, diz a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira.

continua após publicidade

APLICATIVO – Para ter acesso aos pontos próprios e impróprios de maneira rápida e dinâmica, é só baixar o novo aplicativo para sistema Android “Balneabilidade Estado do Paraná”, ou acessar os boletins pelo site do Instituto Água e Terra (http://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Balneabilidade ou do Verão Consciente (http://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Verao-Consciente).

Durante a temporada 2020/2021 serão emitidos nove boletins, sendo o último no dia 12 de fevereiro. Eles são divulgados às sextas-feiras.

MONITORAMENTO - O IAT monitora as águas do Litoral e da Costa Oeste e Norte no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

continua após publicidade

Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas.

As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

LITORAL - Os pontos monitorados ficam em Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2). O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano. Eles estão indicados em letras maiúsculas no boletim.

continua após publicidade

INTERIOR – Na Costa Oeste são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu (2), Santa Terezinha de Itaipu (3), São Miguel do Iguaçu (2), Itaipulândia (1), Missal (1), Santa Helena (3), Entre Rios do Oeste (2), Marechal Cândido Rondon (2) e na Costa Norte no município de Primeiro de Maio (1).

SINALIZAÇÃO - Cada ponto monitorado possui uma bandeira indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. Elas são atualizadas às sextas-feiras, após resultado do novo boletim.

A sinalização refere-se à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática e a vermelha representa áreas inadequadas para banho.

Confira os boletins no http://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Balneabilidade

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Temporada de verão segue com águas favoráveis para banho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!