MAIS LIDAS
VER TODOS

novidade

Indústria paranaense produz granola com pó de erva-mate

A empresa apresenta o pó da erva refinado como componente da granola, um mix de cereais, frutas secas e oleaginosas

Da Redação

·
Por mês são processados cerca de 240 quilos de mate
Icone Camera Foto por REPRODUÇÃO/Gilson Abreu
Por mês são processados cerca de 240 quilos de mate
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2024, 09:27:53 Editado em 24.01.2024, 09:27:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A erva-mate, que marcou presença como um dos principais ciclos produtivos durante a criação do Paraná e continua como uma das culturas fortes do Estado, está diversificando as suas formas de consumo. Uma empresa paranaense apresenta o pó da erva refinado como componente da granola, um mix de cereais, frutas secas e oleaginosas.

continua após publicidade

“É o primeiro alimento dessa qualidade enriquecido com erva-mate produzido em escala industrial”, afirmou Dayana Lubian, sócia da empresa Verdelândia, que desenvolve o produto. Segundo ela, a ideia surgiu após ter experimentado um biscoito de erva-mate de outra indústria. “Gostei muito e fiz parceria para desenvolver a granola”, disse.

- LEIA MAIS: Show Rural terá raça Purunã, dicas sobre nutrição e técnicas de solo

continua após publicidade

A empresa familiar sediada em Espigão Alto do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, já trabalha em novos produtos como bolachas e bolos, além de otimizar o uso da cafeína presente na erva-mate. Por mês são processados cerca de 240 quilos de mate.

A novidade foi apresentada ao secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que destacou o esforço da Verdelândia para agregar valor à matéria-prima que por muito tempo ficou restrita ao chimarrão e tererê. “É importante participar desse esforço de criação, de inovação, de diferenciação, de fazer coisas novas e se apropriar dos ganhos disso”, acentuou.

A empresa também faz parte das oficinas do programa Vocações Regionais Sustentáveis, da Invest Paraná, que tem como objetivo potencializar a cadeia da erva-mate no Estado. O programa auxilia produtores locais a potencializar seu negócio com a exploração de novos produtos e mercados.

continua após publicidade

Além da atividade como empresária, Dayana preside a Associação Paranaense dos Produtores e Industriais de Erva-Mate (Apimate). A Apimate é uma das entidades que formam o Grupo de Trabalho da Erva-Mate, que discute o estímulo à produção, consumo, fortalecimento de mercado, pesquisa e política para a cadeia produtiva da erva.

“Queremos que outras indústrias paranaenses passem a desenvolver produtos além da cuia, como alimentos, cosméticos e nutracêuticos”, disse.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

continua após publicidade

PRODUÇÃO:

O Paraná é o maior produtor mundial de erva-mate, com 763 mil toneladas produzidas em 2022, de acordo com o levantamento do Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP), feito pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Produto florestal não madeireiro de grande representatividade para o Paraná, garantiu mais de R$ 1,2 bilhão de VBP em 2022, representando 0,63% do valor bruto total do Estado, que foi de R$ 191,7 bilhões. No Paraná, a maior parte da produção é proveniente de ervais nativos ou sombreados, o que garante a sustentabilidade e um produto com menos amargor.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Indústria paranaense produz granola com pó de erva-mate"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!