MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Veículo atropela pedestres em Londres e deixa feridos; uma pessoa foi presa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um veículo avançou sobre pedestres neste domingo (18) na região norte de Londres, deixando diversas pessoas feridas. Um homem foi preso, segundo a polícia metropolitana de Londres. Líderes muçulmanos afirmam que fiéis foram at

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.06.2017, 00:05:02 Editado em 19.06.2017, 23:52:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um veículo avançou sobre pedestres neste domingo (18) na região norte de Londres, deixando diversas pessoas feridas. Um homem foi preso, segundo a polícia metropolitana de Londres.

continua após publicidade

Líderes muçulmanos afirmam que fiéis foram atingidos quando deixavam a mesquita. Testemunhas relataram que uma van avançou sobre uma multidão na área próxima Finsbury Park, onde vivem muitos imigrantes. Segundo a Sky News, ao menos dez pessoas foram atingidas pelo veículo.

Não há até o momento informações sobre mortos ou se o atropelamento tem ligação com terrorismo.

continua após publicidade

Policias receberam o chamado da ocorrência à 0h20 local (20h20, no horário de Brasília) e fecharam a área, onde há uma sede da Igreja Universal do Reino de Deus (UCKG, na sigla em inglês).

MESQUITA

Segundo o Conselho de Muçulmanos, a organização representativa de muçulmanos britânicos, os atropelamentos ocorreram em frente a uma mesquita.

continua após publicidade

"Fomos informados de que uma caminhonete teria avançado contra fiéis quando eles deixavam a mesquita de Finsbury Park. Oremos pelas vítimas", tuitou.

Em pleno período do Ramadã, os muçulmanos praticantes chegam à mesquita depois do Iftar, nome dado à refeição feita ao anoitecer, que marca o final do jejum. Uma oração é feita em torno de meia-noite.

A mesquita fica perto da Seven Sisters Road e já foi um centro conhecido por ter islamitas radicais, mas mudou completamente sob nova administração.

continua após publicidade

Seu antigo imã, Abu Hamza, foi preso em Nova York, acusado de terrorismo em 2015. Ele pregou nessa mesquita de 1997 a 2003, antes de ser preso por incitar a violência. Mais tarde, ele foi extraditado para os EUA.

Em 2015, a mesquita foi uma de cerca de 20 que participaram de um dia organizado pelo conselho muçulmano britânico para promover uma melhor compreensão do islã após ataques extremistas em Paris.

Apesar da mudança de liderança e do novo foco nas relações com a comunidade, a mesquita recebeu uma série de e-mails e cartas ameaçadoras na sequência dos ataques de Paris.

Uma testemunha relatou à BBC o que viu: "Da janela, comecei a ouvir muitos gritos, estava um caos lá fora. Todo mundo estava gritando: 'Uma van atropelou pessoas, uma van atropelou pessoas'. Havia uma van branca parada do lado de fora da mesquita de Finsbury Park que parecia ter atingido pessoas que estavam saindo depois que as orações terminaram. Eu não vi o agressor, embora ele tenha sido preso, mas eu vi a van".

Londres está sob tensão. Nos últimos três meses a cidade foi palco de dois ataques terroristas, reivindicados pela facção extremista Estado Islâmico, e que deixaram dez pessoas mortas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Veículo atropela pedestres em Londres e deixa feridos; uma pessoa foi presa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!