MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Empresas doam crédito de carbono para 'limpar' Olimpíada

ITALO NOGUEIRA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Treze empresas doaram créditos ambientais ao governo do Rio de Janeiro para que as emissões de gases poluentes da Olimpíada pudessem ser totalmente compensadas, segundo a Secretaria de Estado do Ambiente.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.07.2016, 11:35:08 Editado em 28.07.2016, 12:02:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ITALO NOGUEIRA

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Treze empresas doaram créditos ambientais ao governo do Rio de Janeiro para que as emissões de gases poluentes da Olimpíada pudessem ser totalmente compensadas, segundo a Secretaria de Estado do Ambiente.

Os créditos ambientais são iniciativas que ajudam a reduzir emissões ou capturar gases poluentes da atmosfera. Foram criados pelo Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, para estabilizar as mudanças climáticas no planeta.

continua após publicidade

Em geral, eles podem ser vendidos para países que precisam cumprir metas de redução de poluição. Mas, neste caso, foram doados em razão da grave crise financeira do Estado.

Os projetos envolvidos compensam a 1,6 milhão de toneladas de gás carbônico emitidos em obras relacionadas aos Jogos, sob responsabilidade do poder público.

Os Jogos devem emitir cerca de 3,6 milhões de toneladas de carbono equivalente -terminologia usada para medir o impacto ambiental.

continua após publicidade

Desse total, dois milhões são de responsabilidade do Comitê Organizador da Rio-16, que já havia cumprido sua parte em parceria com a empresa Dow, patrocinadora do COI (Comitê Olímpico Internacional).

As emissões vêm principalmente da montagem de tendas temporárias, sistema de transporte de torcedores e família olímpica.

A Folha de S.Paulo mostrou no início do mês que nenhuma meta de legado da Olimpíada prometida no dossiê de candidatura para o meio ambiente foi cumprida. Entre elas está o plantio de 24 milhões de mudas para recomposição da Mata Atlântica -foram plantadas 5,5 milhões.

continua após publicidade

A gerente de sustentabilidade da Rio-16, Tânia Braga, afirma que decidiu-se adotar outras estratégias para compensar as emissões.

Segundo ela, o comitê, em parceria com a Dow, estimulou a adoção de novas tecnologias para produção de embalagens e a intensificação da agropecuária, aumentando o aproveitamento da terra e reduzindo o desmatamento.

"Essas iniciativas também deixam um legado, já que são uma prática sustentável que vai continuar depois dos Jogos", disse.

Doaram ao Estado a Grafopel Gráfica e Editora Eireli; IMEI Consultoria; Associação de Bancos nos Estados de Goiás, Tocantins e Maranhão; Associação dos Produtores do Teles Pires; Associação dos Produtores do Núcleo Arinos; Agropecuária Nossa Senhora do Carmo S.A; Associação dos Produtores do Madeira Mata Viva; Clube Pasi de Seguro; Eletrosul; Chesf; Engie Brasil; Mitsui; e ESBR Energia Sustentável do Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Empresas doam crédito de carbono para 'limpar' Olimpíada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!