MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Luiz Henrique marca pela 1ª vez, Botafogo bate Universitario e volta à briga na Libertadores

Demorou, mas saiu o primeiro gol de Luiz Henrique com a camisa do Botafogo. Contratação mais cara do futebol brasileiro, o atacante vinha faz algum tempo buscando balançar as redes adversárias para conquistar a torcida. Nesta quarta-feira, em uma pintura,

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 24.04.2024, 20:59:00 Editado em 24.04.2024, 21:02:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Demorou, mas saiu o primeiro gol de Luiz Henrique com a camisa do Botafogo. Contratação mais cara do futebol brasileiro, o atacante vinha faz algum tempo buscando balançar as redes adversárias para conquistar a torcida. Nesta quarta-feira, em uma pintura, com direito a drible desconcertante no goleiro, o camisa 7 ajudou a construir a vitória por 3 a 1 sobre o Universitario, na terceira rodada da Libertadores, recolocando o time na disputa por uma das duas vagas às oitavas de final. Eduardo saiu do banco para anotar outras duas vezes.

continua após publicidade

Ao desencantar na fase de grupos após duas derrotas, o Botafogo já começa a sonhar em avançar às oitavas de final. Ainda ocupa a lanterna da chave, mas os três pontos o colocaram na disputa por causa da intensa e embolada disputa na chave.

São apenas dois pontos atrás do líder Junior, da Colômbia, e um a menos que LDU, a próxima rival, e do próprio Universitario. O retorno à disputa na Libertadores será somente no dia 8 de maio. E também com conotação de decisão. Será a despedida caseira, contra os equatorianos. Ganhar pode até significar fechar a quarta rodada na liderança, caso o outro jogo termine empatado.

continua após publicidade

A goleada por 5 a 1 sobre o Juventude, no Brasileirão, reanimou o torcedor botafoguense, que acatou o chamado do clube e foi em bom número ao Engenhão - quase 24 mil pessoas. Cantando e incentivando, era uma combustível a mais para o time desencantar e somar seus primeiros pontos na fase de grupos.

Vindo de derrotas na Libertadores para o Junior, em casa, por 3 a 1, e na visita à LDU, por 1 a 0, os comandados de Artur Jorge tinham de ganhar e, de preferência, bem, para melhorar o saldo de gols, então negativo de três.

Mas logo no começo, um golpe duro na torcida. Ao tentar um pique, Tiquinho Soares sentiu dores na perna direita e acabou substituído. Mesmo sem seu homem-gol, o Botafogo balançou as redes rápido. Aos 12, Júnior Santos arrancou pelo direita, marcou, mas estava impedido.

continua após publicidade

O Botafogo tinha todo o domínio de bola (passou de 80%), rondava a área com insistência, mas dava espaços. Em lance que começou no tiro de meta de Britos, Flores bateu com enorme perigo. Aparecendo na área, Luiz Henrique viu sua cabeçada raspar o travessão. Savarino também assustou. Chances de ouro mandadas pelo alto.

Mesmo ditando o ritmo e com a bola nos pés, o Botafogo não soube transformar seu domínio em vantagem no placar. Nos minutos finais, com passes para trás ou mesmo com Marlon Freitas arrancando e perdendo a bola, alguns apupos começaram a surgir, em clara demonstração de insatisfação da torcida.

Substituto de Tiquinho Soares, o meia Eduardo apareceu como centroavante no primeiro minuto da etapa final para aliviar a tensão do Botafogo. Júnior Santos cruzou e o camisa 33 apenas escorou para as redes. Fez a torcida explodir de felicidade e deixou o técnico Artur Jorge eufórico, gritando e agradecendo aos céus.

continua após publicidade

A festa aumentou aos 11 minutos com um belo gol do milionário reforço Luiz Henrique. A torcida ainda reclamava de um possível pênalti em Júnior Santos quando veio a roubada de bola e o passe preciso para o atacante. O camisa 7 deixou o goleiro no chão e ampliou.

Ciente da importância do clássico com o Flamengo no domingo pela manhã, no Maracanã, desta vez no Brasileirão, Artur Jorge optou por descansar suas principais peças ao longo da segunda etapa com a vitória encaminhada. Já cadenciando o ritmo, o Botafogo apenas administrava o placar para voltar à briga na Libertadores. Mas ainda deu tempo de Eduardo ampliar, nos acréscimos, e ver Olivares anotar o de honra.

continua após publicidade

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 3 X 1 UNIVERSITARIO

BOTAFOGO - John; Damian Suárez (Matteo Ponte), Lucas Halter, Bastos (Barboza) e Hugo; Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Luiz Henrique (Óscar Romero); Savarino, Júnior Santos e Tiquinho Soares (Eduardo). Técnico: Artur Jorge.

continua após publicidade

UNIVERSITARIO - Britos; Corzo, Riveros e Saravia; Polo (Ancajima), Murrugarra (Concha), Ureña, Pérez Guedes (Celi) e Portocarrero; Flores (Olivares) e Valera (Dorregaray) e Garai. Técnico: Fabián Bustos.

GOLS - Eduardo, a um, Luiz Henrique aos 11, Eduardo, aos 47, e Olivares, aos 49 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Hugo, John e Gregore (Botafogo) e Celi, Pérez Guedes, Saravia e Valera (Universitario).

ÁRBITRO - José Valenzuela (VEN).

RENDA - R$ 975.691,50.

PÚBLICO - 21.782 pagantes (23.800 presentes).

LOCAL - Engenhão, no Rio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Luiz Henrique marca pela 1ª vez, Botafogo bate Universitario e volta à briga na Libertadores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!