Basta uma postagem nas redes sociais e pronto, começam as curtidas, comentários e muita gente querendo saber tudo sobre os itens presentes na foto: qual a marca da camiseta, o preço daquele vestido, quem fez a make?
E, não para por aí. Cobertura de eventos, idas a salões de beleza, indicações de produtos, e a publicação, seja no blog, Instagram, Snapchat, já está pronta para ser vista e influenciar o público digitalmente. As atribuições citadas são algumas da profissão do momento: digital influencer (influenciador digital, em português).
Esses profissionais são formadores de opinião, e, na prática, fazem propaganda de produtos e serviços no Instagram, Snapchat e em blogs, de forma subentendida, aliada ao entretenimento, garantindo eficiência nas vendas.
Devido ao grande número de seguidores nas redes sociais, a estudante Isabelle Cristina Taborda, 16 anos, de Faxinal, iniciou um projeto de marketing e digital influencer há aproximadamente 2 meses. A garota tem em média 150 visualizações em todos os Snapchats publicados. No Instagram, conquistou 2,2 mil seguidores.
No blog, ela fala sobre moda, saúde e demais assuntos para a galera adolescente. “Para minha surpresa, cada dia mais pessoas têm me seguido nas redes sociais”, comemora. Isabelle tem fechado contratos com empresas locais para divulgação de marcas de roupas, sapatos, joias, manicure, e por aí vai. “Começou como uma brincadeira e está ficando profissional”, garante.
O blog de Isabelle, que atualmente está hospedado em servidor gratuito, terá que ser transportado para um site com mais capacidade.
Amanda Melo
Assim como Isabelle, a teen Amanda Melo, 14 anos, de Londrina, também utiliza blog, Instagram, Facebook, Snapchat e também tem um canal no YouTube. No Instagram, ela está alcançando 10 mil seguidores; no YouTube os vídeos somam mais de 4 mil visualizações; e no blog conquista em média 21 mil acessos mensais.
Amanda começou a modelar com 6 anos e não parou mais. “Amo fotografar”, confessa. Uma vez por mês, Amanda faz fotos profissionais para registrar os produtos que ganha de lojas, e assim, fazer propaganda do que recebe em suas redes sociais. “Procuro fazer tudo com cuidado e carinho. Tudo isso que vem acontecendo é ainda um hobby para mim”, explica. Sobre o carinho do público, Amanda diz que recentemente tirou fotos com peças de uma marca de roupas e uma de suas seguidoras foi até a loja e comprou todas as peças. “Quando a dona da loja me contou, eu fiquei muito feliz. A partir daí comecei a caprichar ainda mais nas publicações”, sublinha.
Para ela, a falta de roupas direcionadas para adolescentes ainda é um fator que prejudica o mercado teen. “Eu amo moda, embora exista pouco investimento dos lojistas e das marcas para minha idade. Por isso, procuro sempre compor looks para inspirar as meninas, que assim como eu, tem dificuldade em se vestir. Porque ou você encontra roupas infantis, ou adultas”, pontua.
Giovanna Usso
A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Giovanna Usso, 18 anos, de Apucarana, também faz sucesso no Instagram, Snapchat e Facebook. “O Insta é meu preferido, tenho quase 8 mil seguidores”, conta. No Snap, Giovanna tem cerca de mil pessoas e no Face, para deixar mais íntimo, prefere não adicionar pessoas desconhecidas.
A estudante é modelo há quatro anos e direciona os trabalhos realizados para as redes sociais divulgando marcas e produtos. Geralmente, as fotos de Giovanna alcançam 400 curtidas, no Face e no Insta. “Com o feedback dos meus seguidores consigo perceber essa influência. Sempre que posto algum look ou make, muita gente acaba me perguntando, e isso gera ainda mais likes”, explica.
O mundo fashion entrou cedo na vida de Giovanna, já que a mãe Jackline Usso é designer de moda. “É como se a moda fizesse parte do meu dia a dia, tenho uma atração especial por design de joias”, revela. Por falta de tempo, Giovanna ainda não criou um blog, mas a ideia não é descartada.
Deixe seu comentário sobre: "Conheça três garotas que estão no caminho da profissão do momento"