MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

IIF projeta crescimento do Brasil de 5,5% em 2021 e de 2,2% em 2022

O Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) divulgou projeções atualizadas nesta quinta-feira, em relatório sobre fluxos de capital. Para o Brasil, o instituto, formado pelos 500 maiores bancos do mundo e com sede em Washington, esper

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.10.2021, 12:21:00 Editado em 07.10.2021, 12:29:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) divulgou projeções atualizadas nesta quinta-feira, em relatório sobre fluxos de capital. Para o Brasil, o instituto, formado pelos 500 maiores bancos do mundo e com sede em Washington, espera crescimento de 5,5% em 2021 e de 2,2% em 2022. Para todo o mundo, a expectativa é de avanços de 5,8% e 4,8%, respectivamente.

continua após publicidade

No caso dos Estados Unidos, o IIF projeta expansão de 5,7% em 2021 e de 4,7% no ano seguinte. Na zona do euro, avanços de 4,9% e 4,5% e no Japão, de 2,5% e 2,4%, respectivamente.

Para a China, o instituto calcula crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 8,3% neste ano e de 5,3% em 2022.

continua após publicidade

Para toda a América Latina, há previsão apenas para o ano atual, de avanço de 6,4%.

No caso da Argentina, a expectativa do IIF é de crescimento de 7,4% em 2021 e de 1,8% em 2022. Já a do México é de altas de 6,1% e 2,3%, respectivamente.

Vulnerabilidade

continua após publicidade

Em relatório publicado nesta quinta-feira, o IIF analisa a "recuperação divergente" no mundo. A instituição diz que não deve haver recuperação sincronizada, após o auge do choque da covid-19, com perspectivas "desiguais e frágeis" na retomada. Sobre os emergentes, afirma que eles estarão "vulneráveis à retirada antecipada de apoio monetário e fiscal".

O IIF destaca que, em muitos países, o crescimento atual é mais fruto de efeitos estatísticos "do que uma genuína expansão da atividade".

Ele ainda alerta que uma eventual desaceleração maior da China pode ter "efeitos importantes" nos mercados emergentes em geral.

continua após publicidade

O IIF afirma que manteve seu cenário-base de um risco baixo de "taper tantrum" - o movimento de grande retirada de ativos de emergentes de 2013, após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) ter sinalizado aperto monetário.

O fluxo de capital para emergentes, excluindo-se a China, deve alcançar US$ 850 bilhões em 2021, motivado por "uma recuperação robusta" do investimento estrangeiro direto.

Já no longo prazo, o IIF diz que há o risco de uma "estagnação secular" entre os emergentes, diante de uma recuperação incompleta e da falta de espaço político.

Fluxos fortes para portfólios de dívida e a alocação de Direitos Especiais de Saque (SDR, na sigla em inglês) do Fundo Monetário Internacional (FMI) também são apontados como fatores para o resultado dos fluxos de capital dos emergentes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "IIF projeta crescimento do Brasil de 5,5% em 2021 e de 2,2% em 2022"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!