MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Eurogrupo: guerra eleva riscos de inflação elevada por mais tempo que o esperado

O Eurogrupo avalia que a guerra na Ucrânia aumenta riscos de inflação elevada por mais tempo que o esperado na zona do euro, além de potencialmente levar a problemas nas cadeias de fornecimento e a uma alta nos preços de energia.Em comunicado sobre as dir

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.03.2022, 14:50:00 Editado em 14.03.2022, 14:57:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Eurogrupo avalia que a guerra na Ucrânia aumenta riscos de inflação elevada por mais tempo que o esperado na zona do euro, além de potencialmente levar a problemas nas cadeias de fornecimento e a uma alta nos preços de energia.

continua após publicidade

Em comunicado sobre as diretrizes da política fiscal para 2023, os ministro das Finanças da região avaliaram que o aspecto fiscal deve permanecer ágil e flexível, levando em conta buscar atender as demandas, especialmente em um ambiente de "incerteza" por conta do conflito com a Rússia, que aumentou "significativamente".

O Eurogrupo avalia que "a transição de uma orientação orçamental agregada de apoio na zona do euro para uma neutra no próximo ano parece ser adequada", embora esteja pronto para reagir à evolução da situação econômica. Segundo o comunicado, é necessária uma diferenciação das estratégias entre os Estados-membros.

continua após publicidade

Com o objetivo de preservar a sustentabilidade da dívida, nos estados com dívida pública elevada, é apropriado iniciar um ajuste fiscal gradual, se as condições permitirem, aponta o Eurogrupo. O ajuste deve ser integrado numa estratégia de médio prazo credível, que continue a promover o investimento e as reformas necessárias à dupla transição, climática e digital, e a melhorar a composição das finanças públicas, afirma o grupo.

Por outro lado, os membros com níveis de endividamento baixo e médio devem priorizar a expansão do investimento público quando necessário, avalia.

"Portanto, todos os Estados Membros devem aumentar a resiliência de suas economias e promover e proteger investimentos de alta qualidade financiados nacionalmente para estabelecer as bases para um alto crescimento sustentável e alcançar os objetivos de transição, conclui o Eurogrupo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Eurogrupo: guerra eleva riscos de inflação elevada por mais tempo que o esperado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!