MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Dirigente do BCE prevê 1º corte de juros na primavera europeia, mas espera relaxamento gradual

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), François Villeroy de Galhau reiterou nesta quinta-feira, 28, a expectativa de que a autoridade monetária comece a cortar juros na primavera europeia, que se estende até meados de junho. No entanto, o dirigente ind

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 28.03.2024, 18:07:00 Editado em 28.03.2024, 18:10:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), François Villeroy de Galhau reiterou nesta quinta-feira, 28, a expectativa de que a autoridade monetária comece a cortar juros na primavera europeia, que se estende até meados de junho. No entanto, o dirigente indicou que o processo começará com uma redução "moderada" da taxa básica e que o ciclo de relaxamento será "gradual".

continua após publicidade

Em discurso durante evento, Villeroy de Galhau disse que a instituição não necessariamente deve cortar juros em cada uma de suas reuniões seguintes, mas manterá as opções abertas. "Acima de tudo, o ritmo será pragmático e guiado por dados econômicos", afirmou.

Galhau acrescentou que a discussão sobre se a abertura do afrouxamento monetário ocorrerá em abril ou junho "não é de importância existencial". "Reitero aqui a minha convicção de que o corte deverá realizar-se na Primavera, e isto independentemente do calendário do Federal Reserve (Fed)", comentou.

continua após publicidade

O dirigente, que também é presidente do Banco da França, lembrou que a política monetária se transmite à economia de maneira defasada. Por isso, para ele, esperar muito tempo para agir pode deixar o BCE atrasado. Assim, se a inflação cair abaixo da meta de 2% por muito tempo, o BC europeu poderá cortar juros de maneira mais agressiva, de acordo com ele.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Dirigente do BCE prevê 1º corte de juros na primavera europeia, mas espera relaxamento gradual"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!