MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Assédio sexual: subprocurador pede que TCU apure acusações contra Pedro Guimarães

O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado enviou representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quinta-feira, 30, pedindo apuração sobre as acusações de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Furtado defende a adoção de

Pepita Ortega (via Agência Estado)

·
Escrito por Pepita Ortega (via Agência Estado)
Publicado em 01.07.2022, 10:40:00 Editado em 01.07.2022, 10:46:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado enviou representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quinta-feira, 30, pedindo apuração sobre as acusações de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Furtado defende a adoção de medidas pelo TCU por ver "flagrante violação ao princípio administrativo da moralidade". Na avaliação do subprocurador-geral, o caso reclama "obrigatória atuação" da corte de contas, para investigar as acusações e eventualmente aplicar as "devidas sanções administrativas" a Guimarães.

continua após publicidade

O Ministério Público Federal investiga as denúncias, feitas por diversas funcionárias da Caixa, na esfera criminal. O Ministério Público do Trabalho também abriu uma apuração sobre o caso. Após as denúncias serem reveladas pelo site Metrópoles, Guimarães deixou a presidência do banco na tarde da quarta-feira passada, dia 29, depois de uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro.

Como mostrou o Estadão, o TCU já decidiu fazer uma auditoria no sistema de denúncias e de combate a assédio da Caixa. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira pela presidente da corte, ministra Ana Arraes. Na ocasião, a ministra registrou que o escândalo envolvendo Guimarães, é "apenas um sintoma grave de um problema muito maior", a ausência de políticas eficazes de prevenção e combate ao assédio nas organizações públicas.

continua após publicidade

Na representação protocolada no dia seguinte ao pronunciamento de Ana Arraes, Lucas Rocha Furtado afirmou que as denúncias de assédio "são de extrema gravidade" uma vez que indicam uma conduta "reprovável e incompatível com o exercício de presidente de uma das mais importantes instituições financeiras estatais".

"O assédio sexual e moral contamina o ambiente de trabalho tanto nas empresas privadas como na administração pública. Quando praticado no âmbito da administração pública, o assédio gera a percepção, na sociedade, de que as instituições estatais não se pautam em valores morais nem são conduzidas segundo elevados padrões de conduta", afirmou o subprocurador que integra o Ministério Público que atua junto ao TCU.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Assédio sexual: subprocurador pede que TCU apure acusações contra Pedro Guimarães"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!