MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Paulistas retomam a tradição do tapete colorido

Milhares de turistas lotaram o centro histórico de Santana de Parnaíba, ontem, para apreciar a arte dos tapetes coloridos cobrindo 850 metros de ruas da cidade. A expectativa da prefeitura era de que 30 mil pessoas fossem ao município para a retomada da t

José Maria Tomazela (via Agência Estado)

·
Escrito por José Maria Tomazela (via Agência Estado)
Publicado em 16.06.2022, 21:06:00 Editado em 16.06.2022, 22:39:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Milhares de turistas lotaram o centro histórico de Santana de Parnaíba, ontem, para apreciar a arte dos tapetes coloridos cobrindo 850 metros de ruas da cidade. A expectativa da prefeitura era de que 30 mil pessoas fossem ao município para a retomada da tradição, suspensa nos dois últimos anos em razão da pandemia.

continua após publicidade

De manhã, ao menos mil pessoas trabalharam na confecção dos tapetes, usando serragem colorida, borra de café e outros materiais. O artista plástico S. Maia, nome artístico do desenhista e pintor Alcides Soares Maia, autor dos 60 desenhos principais, acompanhou os trabalhos desde as 5 horas da manhã. "Foi gratificante. Aos poucos, as ruas foram se enchendo de cores."

Às 15 horas, a procissão com o Santíssimo Sacramento iniciava o percurso pelas ruas do centro histórico. Um grande número de fiéis já se aglomeravam em frente à Igreja Matriz, onde seria celebrada uma missa campal. "Percebemos um entusiasmo grande do público com a volta da festividade nas ruas", disse o artista.

continua após publicidade

FAMÍLIAS. Em Itu, no interior paulista, famílias inteiras sentaram-se no asfalto para encher de cores os desenhos do tapete que cobriu toda a extensão do centro histórico. Também às 15 horas, teve início a missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Cerca de 500 voluntários acordaram de madrugada para montar os tapetes para a procissão em Matão - foram usadas 70 toneladas de materiais.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Em Jundiaí, os fiéis da paróquia São João Bosco produziram 400 metros de tapetes no bairro Eloy Chaves. Em Itapetininga, os moradores enfeitaram as ruas com um tema diferente: "Pandemia, saúde, paz e Sagrada Eucaristia". Os tapetes foram decorados com fotos dos profissionais de saúde da cidade que trabalham na luta contra o coronavírus.

Já em São Manuel, as celebrações de Corpus Christi deste ano buscaram garantir a inclusão de pessoas com deficiência visual. Pela primeira vez, foi montada uma estrutura que contou com totens para fazer a descrição dos eventos em braile e em áudio.

Em Campinas, os fiéis se reuniram na Basílica do Carmo, no centro, para fazer um tapete de 50 metros de comprimento. Foi a primeira vez que a basílica participou da tradição. A confecção dos enfeites coloridos foi retomada também em São Luís do Paraitinga, em Santos e na Praia Grande, no litoral sul do Estado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Paulistas retomam a tradição do tapete colorido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!