DO TAMANHO DE UMA CASA

Asteroide vai passar bem perto da Terra no dia 12 de outubro

Um asteroide do tamanho de uma residência vai passar proporcionalmente muito próximo da Terra num sábado, dia 12 de outubro de 2017, segundo a Agência Espacial Europeia. O objeto espacial vai passar a uma distância de 44 mil km da Terra. Essa distância é 1/8 da órbita da lua, que passa a 380 mil km do nosso planeta.

“Sabemos com certeza que não há possibilidade do objeto atingir a Terra”, afirma Detlef Koschny, que integra grupo de pesquisadores de “Objetos Próximos da Terra” da Agência Espacial Europeia (ESA). “Não há perigo algum”, reitera.

O asteroide é chamado 2012 TC4, e passou pela Terra em 2012 a uma distância de 88 mil km e desapareceu de vista. O corpo celeste tem entre 15 e 30 metros de diâmetro, e viajava a uma velocidade de 14km/s quando foi avistado. 

Very Large Telescope do European Southern Observatory (ESO), no Chile, conseguiu localizar novamente o asteroide, a 56 milhões de km de distância de nós e determinar sua trajetória.

Uma nota da ESA diz que observar os movimentos do TC4 é “uma ótima oportunidade para testar as habilidades internacionais de detecção e acompanhamento de objetos próximos da Terra e analisar nossa habilidade de respondermos juntos a uma ameaça real de um asteroide”.

Asteroides são corpos que sobraram da formação do nosso sistema solar há 4,5 milhões de anos. Apesar de haver milhões deles, a maioria está em um cinturão entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Queda na Sibéria
Em 2013, um meteoro de 20 metros explodiu na atmosfera acima do centro da Rússia, e a energia resultante da explosão foi de 30 bombas atômicas de Hiroshima. A onda de choque resultante quebrou janelas de quase 5 mil prédios, e os estilhaços feriram mais de 1.200 pessoas (veja vídeo no topo da página). 

As informações são do portal Phys.org

Discuta aqui

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site.
Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Topo