MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Liberada imagem de um buraco negro adormecido

O telescópio Hubble forneceu aos cientistas uma nítida imagem do gigantesco buraco negro que se encontra no centro da galáxia NGC 4889.De acordo com a NASA, toda galáxia possui um grande buraco negro em seu centro, e acredita-se que estes surgiram no mesm

Da Redação

·
Embora o buraco negro tenha 130 bilhões de quilômetros de diâmetro, você não pode vê-lo na imagem. Eles são invisíveis devido ao fato de que geram uma força gravitacional tão grande que nem mesmo a luz consegue escapar. Foto: NASA
Icone Camera Foto por Reprodução
Embora o buraco negro tenha 130 bilhões de quilômetros de diâmetro, você não pode vê-lo na imagem. Eles são invisíveis devido ao fato de que geram uma força gravitacional tão grande que nem mesmo a luz consegue escapar. Foto: NASA
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.02.2016, 04:00:00 Editado em 27.04.2020, 19:52:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O telescópio Hubble forneceu aos cientistas uma nítida imagem do gigantesco buraco negro que se encontra no centro da galáxia NGC 4889.

continua após publicidade

De acordo com a NASA, toda galáxia possui um grande buraco negro em seu centro, e acredita-se que estes surgiram no mesmo período que as galáxias nas quais se encontram.

Embora o buraco negro tenha 130 bilhões de quilômetros de diâmetro, você não pode vê-lo na imagem. Eles são invisíveis devido ao fato de que geram uma força gravitacional tão grande que nem mesmo a luz consegue escapar. Os cientistas se baseiam na análise dos movimentos das estrelas para detectar tais corpos no espaço.

continua após publicidade

Embora o referido buraco negro tenha se "alimentado" de estrelas e gás no passado, ele se encontra dormente há bilhões de anos, e agora estrelas se formam e orbitam sem perturbações ao seu redor.

A galáxia NGC 4889 se encontra a 300 milhões de anos-luz da Via Láctea. Em comparação, a galáxia de Andrômeda (nossa vizinha mais próxima) se encontra a cerca de 2 milhões de anos-luz, e o Sol se encontra a oito minutos-luz da Terra.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Liberada imagem de um buraco negro adormecido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!