MAIS LIDAS
VER TODOS

Iluminação Pública

Prefeito abre licitação para iluminação da entrada da cidade

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, autorizou nesta quinta-feira (08/04) a abertura de processo licitatório para a iluminação de uma das entradas da cidade, entre o Monumento do Boné e as proximidades da Facnopar. No trecho de mais de três quilômetr

Da Redação

·
Prefeito abre licitação para iluminação da entrada da cidade
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.04.2021, 15:28:32 Editado em 08.04.2021, 15:28:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, autorizou nesta quinta-feira (08/04) a abertura de processo licitatório para a iluminação de uma das entradas da cidade, entre o Monumento do Boné e as proximidades da Facnopar. No trecho de mais de três quilômetros serão colocados 124 postes com iluminação LED de alta performance. O valor orçado para os serviços e que vai compor o edital de licitação é de R$ 2,6 milhões.

continua após publicidade

O anúncio foi feito em ato que contou com a presença do engenheiro eletricista, Lafayete Luz, coordenador do grupo de trabalho da iluminação pública, e do secretário municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior. “O nosso planejamento prevê a integração das áreas urbanas, com obras de urbanização das quatro entradas, como de asfalto, ciclovia, calçamento e iluminação”, cita Junior da Femac.

O prefeito explica que a primeira entrada escolhida para iniciar o projeto de integração é o trecho de 3,4 quilômetros, entre o Monumento do Boné e o viaduto existente no local até a divisa com o município de Arapongas. “Além de uma iluminação moderna e de alta performance no canteiro central da rodovia, vamos também implantar uma ciclovia e faremos ainda a complementação do asfalto da Avenida Zilda Seixas Amaral”, pontua Junior da Femac.

continua após publicidade

O prefeito ressalta que a iluminação trará ganhos de segurança e mobilidade, além de estimular o desenvolvimento. “Nesta região da cidade já existe uma área industrial consolidada e a iluminação também permitirá novas possibilidades de trabalho para as empresas ali instaladas, com a abertura de turnos durante a noite se houver necessidade”, avalia Junior da Femac, lembrando que na sequência a prefeitura pretende levar o mesmo projeto para as outras três entradas da cidade.

O engenheiro eletricista Lafayete Luz, que está coordenando o grupo de trabalho, afirma que a iluminação abrangerá também todo o entorno do viaduto e as imediações do Monumento do Boné. “Essa iluminação será colocada no canteiro central, entre as duas vias da pista duplicada, e também vamos fazer o trevo de acesso, embaixo do viaduto, que é uma área bastante escura atualmente”, reitera.

Lafayete ressalta que serão implantadas luminárias de LED de última geração. “Essas luminárias vão ter dentro delas para-raios em casos de descargas atmosféricas e também terão uma capacidade ampliada de iluminação, acompanhando os avanços da tecnologia LED”, frisa o engenheiro eletricista, acrescentando que o cabeamento será subterrâneo e envolvido em concreto para evitar furtos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeito abre licitação para iluminação da entrada da cidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!