MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

UPA de Apucarana orienta sobre atendimentos 'não urgentes'

Voltada para o atendimento de casos de urgência e emergência médica, a Unidade de Pronto Atendimento de Apucarana (UPA) tem registrado nos últimos dias uma média de 430 atendimentos. A capacidade diária de acolhimento, contudo, é entre 220 e 280 pacientes

Da Redação

·
UPA é voltada ao atendimento de casos de urgência e emergência médica. Foto: Assessoria
Icone Camera Foto por Reprodução
UPA é voltada ao atendimento de casos de urgência e emergência médica. Foto: Assessoria
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.03.2017, 17:39:00 Editado em 28.03.2017, 23:14:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Voltada para o atendimento de casos de urgência e emergência médica, a Unidade de Pronto Atendimento de Apucarana (UPA) tem registrado nos últimos dias uma média de 430 atendimentos. A capacidade diária de acolhimento, contudo, é entre 220 e 280 pacientes. O grande problema, segundo levantamento feito pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), é que muitos dos casos que sobrecarregam o atendimento não se enquadram nos critérios de urgências ou de emergência.

continua após publicidade

A direção da unidade de pronto atendimento, avalia que a sobrecarga não existiria caso esses pacientes procurassem primeiramente o posto de saúde mais próximo. “A razão de existir das UPA’s é o atendimento de urgências e emergências. Pedimos a população que em casos simples, procure em um primeiro momento uma unidade básica de saúde (UBS), onde irão encontrar atendimento adequado”, orienta Erlan Robison Bosso, diretor-administrativo da UPA de Apucarana. 

De acordo com ele, em caso de necessidade, a própria equipe da UBS realiza o encaminhamento para a UPA. Ao não se enquadrarem nos critérios de urgência ou emergência, os pacientes que procuram a UPA muitas vezes precisam esperar um tempo maior. 

continua após publicidade

“Assim que a pessoa dá entrada na UPA ela passa de imediato por uma triagem, onde profissionais capacitados vão realizar a avaliação. A prioridade será sempre para os casos mais graves, segundo uma classificação de risco. Não é por ordem de chegada, as pessoas que procuram diretamente a UPA precisam entender que as urgências e emergências serão sempre prioridade”, conscientiza o diretor. 

Ele lembra que na portaria da unidade há um painel com a classificação de risco. “Há todo um protocolo, com os casos enquadrados na cor “Vermelha” ou “Amarela” sempre tendo prioridade e sendo passados à frente. Pedimos um maior entendimento das pessoas neste sentido. Com a sobrecarga, não temos como oferecer a rapidez e qualidade que sempre buscamos em todos os casos que nos procuram, em especial aos classificados de menor risco”, ponderou Bosso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "UPA de Apucarana orienta sobre atendimentos 'não urgentes'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!