MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

​Entidades e agricultores avaliam instalação da Cresol em Apucarana

Representantes da Cooperativa de Crédito Rural Solidário (Cresol), entidades do setor rural e agricultores discutiram nesta segunda-feira (23/11) a viabilidade da implantação de uma unidade da Cresol em Apucarana. O seminário de instalação ocorreu nas dep

Da Redação

·
​Entidades e agricultores avaliam instalação da Cresol em Apucarana - Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
​Entidades e agricultores avaliam instalação da Cresol em Apucarana - Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.11.2015, 15:09:00 Editado em 27.04.2020, 19:54:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Representantes da Cooperativa de Crédito Rural Solidário (Cresol), entidades do setor rural e agricultores discutiram nesta segunda-feira (23/11) a viabilidade da implantação de uma unidade da Cresol em Apucarana. O seminário de instalação ocorreu nas dependências do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas  e reuniu cerca de 100 pessoas.

O próximo passo consistirá no cadastramento dos clientes, processo que será acompanhado simultaneamente pelo Banco Central. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, esteve na abertura do seminário, além de representantes de diversas entidades como Instituto Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativa Familiar Agroecológica de Apucarana (Coofagro), Associação dos Cafeicultores do Distrito de Pirapó, Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal de Agricultura e núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

Beto Preto reiterou que vem trabalhando desde o início do mandato para que Apucarana tenha um ponto de atendimento da Cresol. “A instalação da Cresol em Apucarana vem ao encontro da característica fundamental do nosso mandato, que é possibilitar oportunidades de crescimento da agricultura familiar”, ressalta o prefeito de Apucarana, citando o Programa Terra Forte, criado pela atual administração e que busca fortalecer os agricultores familiares. Beto Preto afirma que, em visitas a municípios da região, é possível verificar a força da Cresol.

“Estamos buscando construir opções diferentes e estimulamos a formação de cooperativas e a união dos produtores. Um ponto de atendimento da Cresol será uma mola propulsora do pequeno módulo rural”, avalia, citando que no Vale do Ivaí a Cresol possui unidades em Grandes Rios, Ivaiporã e Cândido de Abreu. Representando a cooperativa de crédito, estiveram presentes no seminário José Paulo da Silva, presidente da Cresol de Ivaiporã, que esteve acompanhado do secretário Leandro Bagio Kurten e do coordenador-geral, Alesandro Carvalho. Também participou do seminário Altair dos Passos,representante do Sistema Cresol em Guarapuava.

Conforme o presidente da Cresol em Ivaiporã, o Banco Central exige um cadastro mínimo de 150 clientes para aprovar a instalação do ponto de atendimento em Apucarana. “Após o seminário, já pretendemos iniciar o cadastramento dos interessados e nossa intenção é instalar o ponto de atendimento ainda no primeiro semestre de 2016”, projeta José Paulo da Silva. A Cresol está presente em 9 estados, com 170 mil associados. Somente no Paraná, a cooperativa de crédito possui 200 agências. Caso confirme a unidade em Apucarana, o posto de atendimento deverá se instalar na área central e terá inicialmente três funcionários, sendo dois caixas e um analista de crédito.

A Cresol trabalha com linhas de crédito oficiais, como o Pronaf  Custeio e Investimento, Pronamp e também com a linha jurídica. “O seminário serviu para informar  melhor aos agricultores e entidades o que é a Cresol, quais os benefícios, linhas de crédito e funcionamento da cooperativa de crédito”, ressalta João Carmo da Fonseca, secretário municipal de Agricultura.

CRÉDITO FUNDIÁRIO - Durante o seminário, o prefeito de Apucarana também fez a entrega de seis lotes de terra do Programa Crédito Fundiário. As áreas liberadas ficam no Distrito de São Domingos e cada lote tem 1,5 alqueires. O programa é uma parceria entre o governo federal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. “O governo federal libera R$ 80 mil por lote e os agricultores têm até 20 anos para pagar, com um período de carência que varia de 2 a 3 anos”, explica Laíde Lopes Suzuki, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "​Entidades e agricultores avaliam instalação da Cresol em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!