As empresas e a constante busca por resultados

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia As empresas e a constante busca por resultados

Um dos grandes problemas do empresário é não saber onde quer chegar. Como um erro de comunicação, inicia-se, mas não está seguro sobre o objetivo de sua comunicação com alguém, mas deve-se ter muito bem claros os objetivos a serem alcançados. A eficiente comunicação dos objetivos às equipes é o fator chave que ajuda o empresário a superar obstáculos. É planejamento, ação, revisão de metas e replanejamentos, são novas ações a cada ciclo na busca de resultados. Os resultados embora não sejam aqueles desejados, têm que aparecer para incentivar o empresário a buscar novos horizontes. Saber o que se quer, traçar objetivos claros, metas e estratégias são fundamentais para alcançar os resultados esperados.

continua após publicidade

Isso é importante desde o momento em que se reúne a equipe. É necessário explicar-lhe qual o objetivo principal, os passos a serem dados para se alcançar o objetivo geral esperado e, por fim, motivar a equipe a seguir em frente na busca de resultados intermediários que levarão aos, ou ao objetivo principal. Resultados aparecem quando a equipe age em sintonia e, por isso, todos os passos precisam ser pensados antes e, quando os entraves, aparecem no meio do caminho as respostas, as indagações precisam ser seguras, mas sem demora. Isso quer dizer que não há muito tempo para pensar em buscar respostas, é preciso agir de acordo com a experiência confiando em resultados positivos. O fato de se confiar na concretização de um resultado ajuda muito na finalização desse resultado. Quando se fica com um pé atrás no meio de uma ação, os resultados tendem a não aparecer e, não refletem os resultados esperados pensado no início da ação.

Muitos objetivos não são possíveis de um dia para outro, algumas negociações levam dias, meses e até anos: é quando depende da regulação de algum órgão superior que está fora do alcance das empresas e instituições locais; nesse caso pode ser preciso estabelecer objetivos intermediários – próximo ao final de um ou mais ciclos – em trazer os resultados esperados. Objetivos intermediários são buscados ciclo a ciclo sem se esquecer do “objetivo final maior”, é ele o troféu a ser conquistado. Para isso o empresário precisa pensar grande, estar disposto a realizar parcerias chamando outros companheiros, apresentar a ideia e acreditar no propósito de seus sonhos de empreendedor.

continua após publicidade

Para vencer gargalos e adversidades diversas, o empresário precisa juntar competências, essas competências não estão só no modo de fazer as coisas com pessoas hábeis e determinadas a seguir o planejamento estabelecido. É uma multiplicidade de pessoas e instituições que estão envolvidos aglutinados em jornadas empresariais para coesão e ação; em sincronia com esse conjunto que os levará ao sucesso e ao objetivo final esperado. Especial cuidado deve ser dado no momento de escolher a equipe. Na escolha, pede-se que não se traga parceiros com tendências a esmorecerem no meio do caminho, quando as ações desses parceiros são importantes para a consecução de objetivos finais. Quando isso acontece, é preciso repensar as estratégias imediatamente.

Esse grupo de empresas competentes, agindo coletivamente vai alcançar o sucesso predestinado, o objetivo final esperado. Pode ser que esse grupo seja de empresas com forte cooperação e parcerias e, pode ser que seja das diversas células micro departamentais existentes no interior de determinada empresa. O empresário precisa estar atento aos relacionamentos, coesão e parcerias ao nível micro dentro da empresa e, ao nível macro, de sua empresa com as demais; principalmente quando objetivos intermediários e resultados esperados exigem a atuação de fortes parceiros, buscados por ações de cooperação. É amparada nesta configuração empresarial múltipla, com comunicação eficiente, estratégias alinhadas aos objetivos e, eficiente coordenação que levará ao alcance do objetivo final esperado.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News